quarta-feira, 6 de abril de 2011

TR4 no álcool, primeiro tanque

Com um tanque "misto" (50 litros de álcool, 22 de gasolina) a média foi de 7km/l.

O ganho de potência, bastante significativo, foi comentado num post anterior.

Agora estou no segundo tanque a álcool. Depois de duas diluições, quase não há mais gasolina. A potência é a mesma do tanque anterior. Pelo ritmo de descida do ponteiro do tanque, a média vai ficar novamente em torno de 7km/l.

Obviamente que estou fazendo isso por "curiosidade científica", já que em ambas as vezes que abasteci, o álcool estava apenas 5 ou 10 centavos mais barato que a gasolina, realmente não vale a pena.

Estamos no outono aqui no Sul, temperaturas agradáveis, tenho usado menos o ar-condicionado. Talvez por isso a média 7 em vez dos 6 esperados.

Se a diferença na TR4 se confirmar esta mesmo -- 7 km/l para álcool, 8 km/l para gasolina -- basta o álcool estar 15% mais barato que a gasolina para valer a pena, e não o critério genérico de 30%. Isto é ótimo, já que anda melhor com álcool.

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