Apenas pedi para olhar a correia do alternador, que dava aquela cantadinha nas partidas a frio -- geralmente um "quic" discreto (que cheguei a pensar que fosse o injetor de gasolina) mas vez por outra dava uma "cantada" bem audível.
Enfim, o defeito congênito mais citado da TR4. O mecânico-chefe disse que esticaram a correia, vamos ver se resolve.
Quando o carro foi admitido, me ofereceram um serviço de limpeza de motor e cárter, para eliminar goma derivada de combustível ruim. O serviço acrescenta R$ 110,00 na conta e só é oferecido para carros novos, pois (segundo eles) o serviço não pode ser feito em motores acima de 30.000km. Na ordem de serviço estava escrito "flush".
Normalmente eu não aceitaria a oferta, mas como aconteceu uma vez de o motor dar umas falhadas logo após abastecer num posto "suspeito", chegando até a acender a luz da injeção, achei interessante fazer. Só pretendo fazer isso de novo a cada 10.000km agora, assumindo que eu consiga me manter a salvo de combustível ruim.
No total a revisão custou R$ 280,00, sendo 170 a troca de óleo, filtro e junta do dreno.
Considerando que durante a vigência da garantia as revisões têm de ser feitas religiosamente no prazo (a cada 6 meses ou 10.000km, o que vier primeiro), isto significa um dispêndio de pelo menos cinco vezes o valor acima com manutenção nestes dois anos. Na verdade o valor será maior porque a revisão especial não cobra mão-de-obra da troca de óleo.
Lista de opcionais
A concessionária não conseguiu esclarecer a nossa velha dúvida sobre o diferencial de deslizamento limitado no eixo traseiro. Escrevi ao SAC para ver se eles podem dar esta informação. Um dia descobriremos :)
Por outro lado, esclareci outra dúvida: sobre a troca da buzina. A original da TR4 não é lá muito "imponente", e quero trocá-la a médio prazo. Segundo o mecânico-chefe, ela pode ser trocada sem invalidar a garantia, e não precisa fazer isso na concessionária.
Arrumei uma lista de opcionais da TR4:
- Apoio de braço (entre os assentos dianteiros);
- Frisos laterais;
- Kits de rack de teto;
- Capa de estepe rígida (não envolve completamente o pneu, é parecida com a da Full);
- Capas de estepe de couro sintético;
- Caixa rack de teto;
- Piloto automático;
- Estribos laterais, plataforma e tubulares;
- Pára-choque de impulsão;
- Kits com sensor de estacionamento (um com display, outro sem);
- Engate traseiro;
- Conjuntos de tapetes para interior e porta-malas.
Uma omissão "grave" nesta lista de opcionais é um protetor de caixa de transferência, que é o componente mais exposto da parte inferior da TR4.
A sua tem sensor de estacionamento?!
ResponderExcluirNão
ResponderExcluirFaltou adicionar na lista o Filtro do Ar Condicionado, pois este item não vem de fabrica e na minha opinião é de extrema importância, para não jogar impurezas para dentro do carro.
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