O leitor Walter descobriu um negócio interessante:
Não sei se essa informação pode ser útil para alguém, mas vale como curiosidade mecânica. Minha experiência com 4x4 me dizia que é técnicamente obrigatória a existência de um "neutro" na caixa de transferência entre a marcha normal e a reduzida.
Fiz o teste na TR4 e encontrei facilmente uma posição da alavanca entre 4hlc e 4llc em que a transferência fica completamente desengatada. Talvez a fábrica tenha deixado isso "na clandestinidade" por questões de segurança, uma vez que o desengate da t-case acarreta na perda momentânea da função Parking.
Fiz o teste há pouco e confirmei que, se a alavanca da caixa de transferência fica a meio caminho entre 4HLc e 4LLc, o carro fica solto, com o câmbio automático na posição P.
É um pouquinho chato achar esta posição porque a mudança 4HLc-4LLc exige um pouquinho de força e quando a alavanca "vai", já "foi" até a outra posição. Não há nenhum ressalto que ajude a alavanca parar no meio, mas com jeitinho se consegue.
Como não há ressalto, seria perigoso usar este "neutro" para guinchar o carro com aqueles guinchos antigos que erguem apenas a dianteira, deixando o eixo traseiro no chão. A alavanca pode se mover sozinha, engrenando o carro em 4x4 bloqueado... não é uma perspectiva agradável. Mas pode ser um truque útil numa emergência.
Se, por exemplo, o carro ficar com a alavanca do câmbio automático em P numa ladeira, sem freio de mão, pode ser difícil ou impossível tirá-la desta posição. Uma saída é erguer uma das rodas traseiras (se a caixa de transferência estiver em 2H). Talvez este "neutro oculto" entre 4HLc e 4LLc seja outra forma de sair desta situação, e sem se sujar :)
Acho que no caso do Parking ficar preso numa ladeira a alavanca de transferência não irá adiante de 4hlc, porque qualquer mecanismo de engate mecânico (câmbio manual, caixa de transf. e até roda livre) não desengata facilmente quando está sob carga. Para perceber esse efeito na TR4 é só tentar mudar de 4hlc para 4llc com o carro parado e o câmbio em drive. O conversor fica mandando torque, dificultando o desengate e fazendo raspar quando engata. Em alguns jipes mais antigos, às vezes é preciso até dar ré para desengatar o 4x4 ou a reduzida.
ResponderExcluirAinda continuo procurando uma utilidade para minha invenção.
Abçs.
É, eu não vou colocar na ladeira em P pra testar :)
ResponderExcluirFiz uma vez por acidente, mas a alavanca saiu de P (fazendo um pouquinho mais de força).
Também imaginei que liberaria indo de 2H para 4H com o motor desligado. Isso dá pra testar mais facilmente, no plano...
Sou apaixonado pela TR4 mas ainda não tenho como ter uma, pelo menos até o fim deste ano, e este blog foi um achado para mim.
ResponderExcluirUm grande abraço.
Adiles Leocádio - BH/MG
Parabens pelo blog!
ResponderExcluirEstou pretendendo comprar uma TR4 e gostaria de saber o comportamente na estrada pavimentada, pois pretendo fazer uso misto. É confortável? Tem muito ruido? Consegue andar entre 120 e 140 km/h numa boa?
Se puder responder, agradeço!
Isso é muito subjetivo. Pessoalmente gosto do comportamento dela, para outros é "inaceitável". Se pisar, ela anda a 120, 140 Km/h sem maiores problemas. embora o consumo deva ser uma enormidade, já que a aerodinâmica é a de um cubo :)
ResponderExcluirViajo bastante, e no começo a minha TR4 não passava de 160km/h - Depois dos 7mil rodados ela chega a 190km/h brincando, sem ruidos ou trepidações o consumo é assustador, nessa velocidade ela faz 4km/l, como se fosse uma 0km na cidade :D. A minha é Manual, e não senti essa posição neutra :D
ResponderExcluirTenho uma há dois meses. Automática 2012. Está com 4mil km e ando bastante em estrada. Também acho ela um pouco travada, mas dá numa boa para andar entre 120 e 140. No máximo chegou a 155. Se andar entre 100 e 120, tem feito entre 7 e 8 km por litro. Se andar mais do que isso, cai para 6.
ResponderExcluir