quarta-feira, 3 de abril de 2013
Quatro Rodas faz justiça tardia à TR4
A última edição da revista Quatro Rodas traz uma análise detalhada do Suzuki Jimny. E também uma análise resumida de quatro "jipes urbanos" ou "jipes para mulheres" -- Ecosport, Duster, Jimny e TR4.
O Jimny -- que é o Samurai rebatizado e maquiado, assim como a TR4 está para a Pajero iO/Pinim -- foi bem avaliada. Não que o venerável Samurai merecesse outra avaliação. Mas é bom lembrar que a Suzuki Motors é representada no Brasil pelo mesmo grupo da Mitsubishi Motors (os Souza Ramos).
A surpresa mesmo foi constatar quão positivamente a TR4 foi avaliada. A revista deixou bem claro que ela é a "irmã maior" desse pelotão e o melhor custo/benefício, em particular se o motorista pretende mesmo fazer off-road.
Para mim foi surpresa mesmo porque, historicamente, a Quatro Rodas tem uma "pega" com Mitsubishi. Não sei o motivo. Um conhecido me disse uma vez que é devido ao fato da MIT Brasil (leia-se: Souza Ramos) não cede carros para a QR testar. Se de fato a briga é por motivos "políticos", o Jimny ser bem avaliado constitui surpresa dupla.
Para ser honesto eu sempre achei a QR tendenciosa. Nos anos 80 e 90 ela avaliava muito bem os Fiat, em contraste com o que se ouvia "nas ruas" a respeito dos carros desta montadora. Os motivos disto eu ignoro. Pode ser pelo aspecto tecnológico mesmo, eu tenho um amigo que também é fã de Fiat. Segundo ele, é uma montadora "corajosa", que traz novidades tecnológicas antes das outras, e paga o preço do early adopter. A maior "prova" desta hipótese seria o Fiat Tipo, um carro muito moderno para a época, e muito problemático também.
Se a QR tiver este mesmo viés early adopter, a explicação está na mão. TR4, Jimny e mesmo os outros utilitários da Mitsubishi são notoriamente conservadores. Por esta lógica, os melhores carros hoje seriam, talvez, os da Hyundai (que particularmente não aprecio).
Também restou afirmado que a TR4 é o carro-chefe da MIT Brasil. Como donos de TR4, isto nos deixa muito felizes e também tranquilos, já que carro em produção e frota crescente significa serviços e peças prontamente disponíveis, e depreciação mais "maneira".
Dentro deste contexto, a "TR2", versão sem transmissão 4x4, é o carro-chefe de vendas. Não é algo que me faça feliz, os puristas torceram o nariz, mas como eu já disse antes, faz todo o sentido a MIT Brasil tirar proveito desse mercado aquecido de SUVs. Não faz sentido tentar manter o carro "puro" e deixar o dinheiro em cima da mesa para as outras montadoras.
Veja quantos Tucson estão rodando por aí -- um automóvel que pessoalmente acho feio e "a cara da riqueza". Mas vende! Uma MIT financeiramente saudável interessa a todos nós e que se vendam muitas TR2 para "subsidiar" as TR4 "puras". (Porque eu aposto que a diferença de preço é bem menor que o custo da transmissão 4x4). No mínimo absoluto, as TR2 são muito mais bonitas que os demais SUVs que as montadoras teimam em tornar tão arredondados e parecidos entre si (até a RAV4 caiu nessa vala comum [1]).
Achei curioso também que a TR4 é o jipe preferido das mulheres, por ser mais alto.
Aliás, li em algum lugar que quase toda a suposta inabilidade da mulher ao volante é simplesmente pelo fato da mulher ser, na média, mais baixa que o homem. (Média de altura nos EUA: 178cm para homens, 162cm para mulheres. Uma diferença apreciável.)
A visão espacial, em perspectiva, é melhor quando se enxerga mais alto. (Se você duvida, tente avaliar a distância de um objeto distante com a cabeça rente ao chão.) Se um carro "normal" foi pensado na altura ideal para um homem, um jipe tem altura ideal para uma mulher. E de fato minha esposa, com poucas semanas de treino, deu-se muito bem com a TR4. Faz até baliza sem usar o truque de baixar o espelho direito para enxergar o meio-fio (eu sempre preciso fazer isso e sempre esqueço de ajustá-lo de novo!).
[1] Eu considero a RAV4 atual um dos carros mais bonitos que há, mas vão estragá-la completamente em nome dessa homogenização. Confira o estrago: http://caranddriverbrasil.uol.com.br/noticias/pre-estreia/toyota-mostrara-novo-rav4-no-fim-de-abril/4386
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Boni, parabéns pelo blog. Sou mais um novo proprietário de um TR4 AT 2010. Comprei usado com 88000km. Um amigo disse-me, que uma vez ele teve a informação sobre um PAJERO full se não me engano, que a MMC recomendava a troca do óleo da transmissão automatica a cada 40.000km. Sabe se isso aplica-se ao TR4. Estou perguntando porque infelizmente não tenho o manual do usuário e não achei esta informação no manual de manutenção que tem por aí para download...
ResponderExcluirAbraço
No manual da TR4 fala em 80000km. A minha está próxima a 40000km e o óleo não mostra nenhuma mudança de cor (o óleo ATF velho muda do vermelho "groselha" para marrom com o tempo).
ExcluirOlá Boni, parabéns pelo blog! Tenho uma dúvida sobre as dimensões do TR4. Você sabe me dizer se a dimensão do estepe traseiro está incluída nos 4,05 metros de comprimento? é que minha garagem tem apenas 4,06 metros!!
ResponderExcluirCristiane
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirBoni, que bom saber que mais gente curti o TR4, um ótimo carro. Se você puder me ajudar, gostaria de saber quanto tempo dura uma embreagem do TR4 2008 flex e quanto tempo dura o kit de freio dianteiro.
ResponderExcluirAdoro esse carro que já me levou a lugares incríveis como Jalapão, Jeri e os Lençóis Maranhenses...
Olá Boni. esse blog foi um achado.muito legal e estou aprendendo muito.Sobre pneu, gostaria de saber (1) se no aro 17 ajuda colocar lameiro somente nos traseiros. Também não tenho certeza se existe lameiro 17 p/o TR;.(2) A MIT empurra esse DVD na nova TR, complicado de manusear e não funciona c/o carro andando. E na lista de rádio, não aparece o nome da emissora e fica até perigoso tentar sintonizar alguma emissora,na tentativa de ler a lista.fácil confundir.o quê vc.acha? abraços e parabéns.Celso
ResponderExcluirEu quero saber onde tem essa Lei que diz que esses jipes são para mulheres!! (????). Só por que são compactos?
ResponderExcluirPABLO
Não é "pra mulher", apenas calha de ser adequado ao sexo feminino.
ExcluirUm carro estilo offroad era o sonho da minha mulher. Surpreendi-a. Mas adorei tanto o carro, que andar no fora de estrada, já a adaptei para superar melhor os obstáculos. Gostaria de saber se chipá-la, o ganho de potência aumenta muito o consumo e diminui a vida útil?
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