terça-feira, 22 de março de 2011

Afinal, Pajero TR4 é SUV ou jipe?

É difícil classificar a Mitsubishi Pajero dentro dos padrões usuais.

Por exemplo, um Hyundai Tucson é claramente um SUV. O Troller, o Jeep Wrangler, o TAC Stark são jipes sem sombra de dúvida. Uma picape Nissan Frontier é uma... picape. Os crossovers também são facilmente reconheciveis.

Mas, e a Pajero? Quando fui comprar a minha TR4, um amigo disse:
"Veja bem se é o que você quer. Ela [TR4] é um jipe, não um SUV".
Já nos fóruns 4x4, ouvi exatamente o contrário:
"Se quer um SUV compre TR4; se quer jipe, compre Troller".
E aí, o que vai ser?

Depois de ouvir tantas opiniões e principalmente depois de ter experimentado o veículo, cheguei a seguinte conclusão: Pajero é Pajero, é um tipo sui generis de carro. Não é SUV, nem jipe, nem crossover.

Muitos diriam que a definição de SUV (Sport Utility Vehicle) engloba jipes, crossovers e assemelhados, portanto Pajero é SUV. Não aprecio muito este reducionismo, acho que o protótipo do SUV tem características bem específicas: uso eminentemente urbano, acabamento luxuoso, alta performance e grandão.

Existem diversos modelos de Pajero: TR4, Sport, Full "curtinha" 3D e Full "comprida". Cada uma tem um caráter um pouco diferente.

A Pajero Sport é a mais "simples" de entender. Ela tende mais para um SUV, visa atender um público que deseja um automóvel grande, potente, confortável e luxuoso com um pouco menos de capacidade off-road.

A principal característica que carimba "SUV" na Sport é a falta da tração 4x4 permanente, que as outras têm. A Sport possui apenas 4x4 travado (para estradas não pavimentadas, lama etc.) semelhantemente à picape L200. Surgiram até boatos que iam lançar uma Sport 4x2, mais barata.

A Pajero Full é uma festa de recursos: todas as capacidades de um jipe, boa de off-road, além de luxuosa, potente e recheada de recursos eletrônicos.

A TR4 é mais jipe que a Sport, pois possui a mesma capacidade 4x4 contínua que a Full. Seu acabamento é espartano para um veículo de sua faixa de preço, e há pouca eletrônica embarcada. É mais confortável que um jipe, porém menos que um SUV típico. Sua estabilidade em estrada é razoável mas o motor é insuficiente para andar realmente rápido.

Por outro lado, a TR4 não tem a flexibilidade do jipe em termos de adaptações. O carro é bastante bom fora da estrada assim como vem de fábrica, mas é difícil ir além. É complicado mudar curso da suspensão, colocar pneus diferentes etc. Isto impede o uso da TR4 em off-road mais "hardcore".

Em minha opinião, estes recursos fazem da TR4 a Pajero com mais personalidade de toda a família.

Ela é única não só no pacote de recursos, mas também na sua faixa de preço. Qualquer outro veículo que concilie tantas propostas (4x4, conforto, beleza estética) custa 50% mais. Enquanto isso, a Sport concorre com e.g. Hyundai VeraCruz, e a Full concorre com Land Rover.

Na verdade,  o Suzuki Vitara (não o Grand Vitara) tinha proposta semelhante à TR4. Parece que a Suzuki está voltando ao mercado automotivo brasileiro com o interessante jipinho Jimmy.

Talvez possamos criar uma classe de veículos denominada "jipinhos japoneses" e classificar TR4 como tal ;)

13 comentários:

  1. Não acho mesmo que a TR4 seja SUV, porque as principais características dessa categoria é ser grande e luxuoso. TR4 é pequeno e simples. Eu diria que a TR4 é um "jipe premium", "jipe de luxo", etc...

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  2. OLÁ. Penso que uma relação de cambio mais adequada, levaria a tr4 a melhor desempenho na cidade e subidas, além de melhorar o consumo e guardando a caracteristica 4x4 ótima. Falo da automática. Sds.

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  3. Concordo, o "pulo" entre a primeira e segunda marcha automáticas realmente ferra a performance de uma puxada estilo 0 a 100.

    As caixas automáticas melhores, como a da Pajero Full, com 5 marchas, usam a marcha adicional só pra consertar isto. A relação das marchas finais (direta e overdrive) é praticalmente igual.

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  4. Estive no Japao em 2009 e vi muitos pajeros minis. Sao muito legais, muito pequenos: um pajero full miniatura. fotografei 2 "TR4" (Pinin). Quem quiser, posso enviar as fotos.

    Abraços,
    Sergio (RJ)

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  5. Carlos Silva - tr4 2005 e muito satisfeito.31 de agosto de 2011 às 10:14

    Bom dia, companheiros de aventuras proprietários de tr4. Realmente é muito dificil classificar o nosso carro. o único modo de classificá-la é andando em dunas, riachos e outras trilhas: é muito boa!!

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  6. A Nova TR4 2010 tem um design tanto do veículo como das rodas muito mais para SUV do que para Jeep. Ou seja, tem a performance de um jipe, mas o design a deixou menos jipe. Já a 2009 pra trás tem mais jeitão de jipe, mais bonita pro meu gosto. A nova tem frente de coupê ou sedan, as rodas ficaram muito raiadas e o vidro de trás reto ficou muito feio. Antes os recortes davam mais charme. A vantagem maior é o aumento da potência do motor, o painel com marcação da marcha com letra grande e os portas copos.

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  7. Concordo plenamente com o anônimo acima. O design da 2010 ficou mais feio. Vidro trazeiro reto, horroroso, faróis de coupê mesmo e sem os vincos que a deixava muito mais agressiva. As rodas são muito raiadas para um carro que considero meu jipe. Tenho uma vermelha 2008 com toques de preto nas longarinas, bagageiro e quebra-mato preto. Não troco, nem vendo. Tive uma 2009/10 prata, mas vendí não suportei o novo design.

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  8. Pajero TR4 é uma camionete! tenho uma, e está no documento: categoria: Camionete. não é Jipe, nem carro de passeio, sem pickup, nem SUV.....

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  9. Eu chamo a TR4 de "jipe disfarçado de carro de passeio", ao contrário da EcoSport e similares que são "carro de passeio disfarçado de jipe".

    Entre o TR4 e o Troller, digamos que o Troller é "mais jipe" que o TR4 o que o torna ruim enquanto carro para o dia a dia por outro lado.

    Quanto ao design, sem dúvida o design novo, a partir de 2009/2010 deixou o carro mais "moça", jogando por terra o visual mais agressivo e fora de estrada dos modelos anteriores. Eu não troco minha 2008 pelas novas! :)

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    1. Acabo de comprar uma 2010, mas concordo plenamente que o design piorou.
      Digamos que de 2009 para 2010 o carro sofreu um processo de homossexualização... Comprei porque não achei uma 2009 com baixa km e porque o motor foi melhorado. Mas até o painel piorou, acho o anterior muito mais bonito. Mas devo estar ficando velho, porque penso isso de vários carros mais recentes...

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    2. "Homossezualização" eu acho meio forte, e preconceituoso. Isto seria o que, um carro que agrada homens e mulheres ao mesmo tempo?

      Acho que a TR4 ainda está bem a salvo da "coreanização" (trocando um preconceito por outro :) que tem transformado todos os demais carros em formas arredondadas e excessivamente parecidos entre si.

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  10. Tive uma TR4 2009 flex. Excelente carro. Tanto na estrada como fora. Nao vejo problema em ela (TR4), ser homossexulizada. Pois eu, minha esposa, irmã, cunhada, gostamos MUITO dela (TR4). Bem como existem homens dirigindo o new bitow. Carro que dizem ser feminino. Creio que o comentário do Antônio foi infeliz. Tipo: (vou comprar um carro que não gosto, que é feio, que não tem atrativo nenhum..., mas vou comprar mesmo assim). E se foce assim, nao existiriam caminhoneiras rodando por ai. Cada coisa que aparece.

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  11. Tenho uma 2006. Excelente "jipe' além de 4x4 tem bloqueio onde SUV não tem, acompanha a robustez da full. modifiquei as rodas e fiz uma novo mapeamento
    que ficou mais esperta e ganhou 13hps amais.

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