terça-feira, 29 de março de 2011

Potência da TR4 no álcool

O preço do álcool definitivamente não compensa, mas vou rodar uns tanques com álcool na TR4 a título de "experiência científica". Para ver como anda, que média faz. O primeiríssimo tanque depois que saiu da concessionária fez 6km/l. Não deve fugir muito disso, ainda assim quero confirmar.

A média eu vou publicar depois de rodar um pouco mais; por ora o tanque está com 20l de gasolina (dos quais 25% são etanol) mais 50l de etanol, fazendo uma mistura "E80". Próximo da E85, a mistura que já está sendo muito utilizada nos EUA e na Europa -- com 15% de gasolina, já não é preciso injetar gasolina na partida a frio, e olha que lá faz muito mais frio.

Agora, o que eu já notei: anda muito mais, não é mais aquela "lerdeza" que é quase uma marca registrada da TR4.

O motor fica mais ruidoso também. Não chega a ser um ruído irritante como era o do tanque "inaugural", com o motor ainda sendo amaciado. É simplesmente ruído mais forte, condizente com a resposta mais forte.

Também há um "golpe" de potência a partir de 2000-2500 RPM. Esta característica é esperada em motores 16V, as pessoas até se acostumaram em falar que "precisa encher o motor" como se ele tivesse turbo. Na gasolina, esta sensação não parecia existir.

Claramente o comportamento do motor muda muito. Pegando os números de torque e potência do manual de instruções (*) e interpolando um pouco, podemos traçar o seguinte gráfico:


Apesar da pouca informação disponível, dá para concluir algumas coisas. A mais importante de todas é que o motor funcionando com álcool tem uma faixa de potência praticamente constante entre 4500 e 5500 RPM.

Dizendo de outra forma, mais dramática: atinge a potência máxima logo a 4500 RPM (138HP, para ser preciso).

Apesar da potência máxima do motor ser apenas 4% a mais no álcool (140HP x 135HP), ela "aparece" muito mais cedo. A 4500 giros, o motor é 15% mais potente com álcool (138HP x 120HP), uma diferença muito grande.

Claro que esta conclusão baseia-se numa interpolação da curva de torque da gasolina. Mas, mesmo assumindo que o motor a gasolina mantenha o torque de 20kgm a 4500 RPM, a potência seria de 125HP, contra os 138HP do álcool. Ainda é uma diferença de 10%.

Outras vantagens do álcool

Uma pergunta que volta e meia ronda o motorista de carro flex: afinal, para o motor, é melhor queimar etanol ou gasolina?

Segundo uma informação de "insider" de montadora, o álcool é melhor para a saúde do motor. O motor flex atual é na verdade um motor a álcool com taxa compressão um pouco menor (11:1 em vez de 12-14:1) e proteção contra detonação, de modo a poder queimar gasolina sem danos. Mas álcool vai melhor.

Os motores flex antigões eram basicamente o contrário: um motor a gasolina, com taxa de compressão de gasolina (9.5:1), com algumas melhorias para queimar álcool. Funcionava, mas o rendimento era péssimo, só era viável na época que o litro do álcool valia um real.

O motor flex atual da TR4 tem compressão 11:1, o que o coloca na primeira categoria (vai melhor com álcool).

Outra característica desejável de rodar com álcool é que o motor trabalha mais "frio", pois a mistura ar-combustível é mais rica, o que ajuda a refrigerar mais a parte superior do motor. (Em alguns motores, a mistura ar-gasolina é propositadamente rica só por conta disso.)

Assim, se for enfrentar estrada difícil ou trilha com a TR4, provavelmente álcool é decididamente a melhor opção: oferece mais potência e ainda refresca o motor.

Notas


(*) Números do manual: 20kg.m@2500RPM e 135HP@5500RPM para gasolina; 22kg.m@4500RPM e 140HP@5500RPM para álcool.

Para converter torque em potência, é preciso rememorar umas fórmulas do ensino médio:

potência (hp) = torque (kg.m) * pi (3.1415...) * 2 * RPM / 60 / 75

Exemplo: qual a potência usando álcool a 4500 RPM?

potência = 22 * 3.14159... * 2 * 4500 / 60 / 75
potência = 622035 / 60 / 75
potência = 138,23 HP

Outro exemplo: qual o torque a 5500 RPM, usando gasolina?

140 = torque * 3.1415926 * 2 * 5500 / 60 / 75
torque = 140 * 60 * 75 / 3.1415926 / 2 / 5500
torque = 18,23 kg.m

Outras igualdades úteis:
  • 1 HP = 75 kgm por segundo = 736 Watts
  • 1 kg.m (torque) = 9.81 N.m
  • kgm é uma unidade de trabalho, enquanto kg.m é de torque
  • 1 kgm = 9,81 Joules
Se utilizassem esse tipo de coisa como exemplo nas aulas de Física, pelo menos os alunos de sexo masculino passariam a interessar-se pela matéria :)

3 comentários:

  1. "Os motores flex antigões eram basicamente o contrário: um motor a gasolina, com taxa de compressão de gasolina (9.5:1)..."

    Esse motor tb é o da tr4 flex 2009? :(

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  2. Falei "antigões" no sentido de outros automóveis, fabricados no começo da onda flex.

    Mas, pela taxa de compressão (9.5:1) do motor flex da TR4 que foi oferecido de 2008 a 2009, vale mais ou menos a mesma afirmação.

    http://www.blogauto.com.br/avaliamos-o-novo-mitsubishi-pajero-tr4-2010/

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  3. Todo motor 16V tem taxa de compressão acima de 10:1. No site da dos postos Petrobras http://www.br.com.br/ informa que a gasolina BR Podium devido sua alta octanagem tem melhora de potência em todo veiculo com taxa acima de 10:1 ou seja teoricamente você teria um maior rendimento se fisesse uso desse combustível. O grande problema é testa-lo devido ao preço alto desse combustível e o grande consumo da TR4.

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