Agora, o que eu já notei: anda muito mais, não é mais aquela "lerdeza" que é quase uma marca registrada da TR4.
O motor fica mais ruidoso também. Não chega a ser um ruído irritante como era o do tanque "inaugural", com o motor ainda sendo amaciado. É simplesmente ruído mais forte, condizente com a resposta mais forte.
Também há um "golpe" de potência a partir de 2000-2500 RPM. Esta característica é esperada em motores 16V, as pessoas até se acostumaram em falar que "precisa encher o motor" como se ele tivesse turbo. Na gasolina, esta sensação não parecia existir.
Claramente o comportamento do motor muda muito. Pegando os números de torque e potência do manual de instruções (*) e interpolando um pouco, podemos traçar o seguinte gráfico:
Apesar da pouca informação disponível, dá para concluir algumas coisas. A mais importante de todas é que o motor funcionando com álcool tem uma faixa de potência praticamente constante entre 4500 e 5500 RPM.
Dizendo de outra forma, mais dramática: atinge a potência máxima logo a 4500 RPM (138HP, para ser preciso).
Apesar da potência máxima do motor ser apenas 4% a mais no álcool (140HP x 135HP), ela "aparece" muito mais cedo. A 4500 giros, o motor é 15% mais potente com álcool (138HP x 120HP), uma diferença muito grande.
Claro que esta conclusão baseia-se numa interpolação da curva de torque da gasolina. Mas, mesmo assumindo que o motor a gasolina mantenha o torque de 20kgm a 4500 RPM, a potência seria de 125HP, contra os 138HP do álcool. Ainda é uma diferença de 10%.
Outras vantagens do álcool
Uma pergunta que volta e meia ronda o motorista de carro flex: afinal, para o motor, é melhor queimar etanol ou gasolina?
Segundo uma informação de "insider" de montadora, o álcool é melhor para a saúde do motor. O motor flex atual é na verdade um motor a álcool com taxa compressão um pouco menor (11:1 em vez de 12-14:1) e proteção contra detonação, de modo a poder queimar gasolina sem danos. Mas álcool vai melhor.
Os motores flex antigões eram basicamente o contrário: um motor a gasolina, com taxa de compressão de gasolina (9.5:1), com algumas melhorias para queimar álcool. Funcionava, mas o rendimento era péssimo, só era viável na época que o litro do álcool valia um real.
O motor flex atual da TR4 tem compressão 11:1, o que o coloca na primeira categoria (vai melhor com álcool).
Outra característica desejável de rodar com álcool é que o motor trabalha mais "frio", pois a mistura ar-combustível é mais rica, o que ajuda a refrigerar mais a parte superior do motor. (Em alguns motores, a mistura ar-gasolina é propositadamente rica só por conta disso.)
Assim, se for enfrentar estrada difícil ou trilha com a TR4, provavelmente álcool é decididamente a melhor opção: oferece mais potência e ainda refresca o motor.
Notas
(*) Números do manual: 20kg.m@2500RPM e 135HP@5500RPM para gasolina; 22kg.m@4500RPM e 140HP@5500RPM para álcool.
Para converter torque em potência, é preciso rememorar umas fórmulas do ensino médio:
potência (hp) = torque (kg.m) * pi (3.1415...) * 2 * RPM / 60 / 75
Exemplo: qual a potência usando álcool a 4500 RPM?
potência = 22 * 3.14159... * 2 * 4500 / 60 / 75
potência = 622035 / 60 / 75
potência = 138,23 HP
Outro exemplo: qual o torque a 5500 RPM, usando gasolina?
140 = torque * 3.1415926 * 2 * 5500 / 60 / 75
torque = 140 * 60 * 75 / 3.1415926 / 2 / 5500
torque = 18,23 kg.m
Outras igualdades úteis:
- 1 HP = 75 kgm por segundo = 736 Watts
- 1 kg.m (torque) = 9.81 N.m
- kgm é uma unidade de trabalho, enquanto kg.m é de torque
- 1 kgm = 9,81 Joules
Se utilizassem esse tipo de coisa como exemplo nas aulas de Física, pelo menos os alunos de sexo masculino passariam a interessar-se pela matéria :)
"Os motores flex antigões eram basicamente o contrário: um motor a gasolina, com taxa de compressão de gasolina (9.5:1)..."
ResponderExcluirEsse motor tb é o da tr4 flex 2009? :(
Falei "antigões" no sentido de outros automóveis, fabricados no começo da onda flex.
ResponderExcluirMas, pela taxa de compressão (9.5:1) do motor flex da TR4 que foi oferecido de 2008 a 2009, vale mais ou menos a mesma afirmação.
http://www.blogauto.com.br/avaliamos-o-novo-mitsubishi-pajero-tr4-2010/
Todo motor 16V tem taxa de compressão acima de 10:1. No site da dos postos Petrobras http://www.br.com.br/ informa que a gasolina BR Podium devido sua alta octanagem tem melhora de potência em todo veiculo com taxa acima de 10:1 ou seja teoricamente você teria um maior rendimento se fisesse uso desse combustível. O grande problema é testa-lo devido ao preço alto desse combustível e o grande consumo da TR4.
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