terça-feira, 22 de março de 2011

Cortando a fita inaugural

Seja bem-vindo. Como o próprio nome do blog sugere, aqui só falamos de Pajero TR4.

A ideia de criar um blog exclusivo para o modelo nasceu da minha experiência pessoal. Adquiri uma Pajero TR4 Flex 2010, e tenho acumulado impressões que gostaria de compartilhar com outros donos de TR4 (e com potenciais compradores). Além disso, tenho pesquisado muito em forums de 4x4 para fazer o melhor uso do novo "brinquedo".

Pensei primeiro em escrever uma resenha ou avaliação da TR4, mas ficaria demasiado longa. Além do mais, haveria uma mistura de informações minhas e dicas de terceiros, aí teria de pontilhar o texto com citações às fontes etc. Submeter artigos menores, que falam sobre um tópico de cada vez, parece ser o formato ideal.

Por diversos motivos a "Pajerinho" é um carro único em sua categoria, com forte personalidade. Sem sombra de dúvida a TR4 merece ter seu próprio blog. E se tudo der certo, terá também seu próprio fórum de discussão num futuro próximo.

12 comentários:

  1. Parabens Boni!show muita informaçâo, sou proprietario de Tr4 2010 aut, e vc me ajudou bastante, aprecio seu empenho tb pq nas horas vagas restauro hondas civic vti. irretocàvel seu trabalho.

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  2. ola pessoal amantes do tr4 comprei um usado mas com cara de zero, muito bom estou muito feliz e recomendo a viatura, para aqueles que falam mal da tr4 comprem gelol pois dor de cotovelo se resolve assim e parabens ao Boni pelo exelente blog...

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  3. Parabens , tenho uma TR 2008 Aut.estou adorando e agora com seus esclarecimentos fique mais feliz em possuir esta MAQUINA.

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  4. Tenho um TR4 2004 gasolina,automatico,e ele vibra o motor quando engato a marcha na posiçao D.
    Fica parecendo motor diesel.O que pode ser?

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  5. ATENÇÃO AOS PROPRIETÁRIO DE TR4 REF. TROCS DE ÓLEO DO CAMBIO

    Liguei para o setor de peças da concessionária na Mit Brabus em São Paulo e eles me disseram que o óleo correto do cambio at tr4 2006 é o TQM (igual o manual) mas na mesma loja e no mesmo dia me deram o orçamento com outro tipo de óleo utilizado pelos mecânicos é o TQ D?


    Um fala uma coisa mas o outro usa diferente?
    O setor de peçãs vende o mais caro (quase 90,0 o litro) mas utilizam o mais barato?

    Poxa!!!!! Não importa o preço mas em quem eu confio?

    Na fábrica? No manual?

    Na concessionária? Estou com o orçamento em mãos!

    Vou trocar de carro e não sei se continuo na mit pela falta de informação! Cada um fala uma coisa!

    Será que vou ter que comprar o óleo certo no setor de peças e trocar em outra oficina mecânica sem ser da mmc, para não ter o risco e usarem o que eles querem?

    Everson de Assis
    eversondeassis@yahoo.com.br

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  6. Everson, parabéns pela excelente forma descritiva de avaliar a TR4, estava procurando um site p/ me auxiliar e tirar duvidas, estou a algum tempo estudando a compra da Pagerinho e tuas dicas me auxiliaram muito!

    Johnny Canoas RS.

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  7. Boa noite!
    Comprei uma pajero tr4 2005/2006 automática e ela não veio com o manual do proprietário. Como posso conseguir?

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  8. BUZINA TR4 DISPARADA.

    Saudações,

    O meu tbm aconteceu o mesmo problema e possui as mesmas características do seu carro, acho que este tipo de dano ao consumidor vem contra até mesmo a confiança de uma marca tão renomada no brasil, ter que trocar um equipamento tão caro por um problema tão simples de se resolver, trocar um equipamento de Air Bag para resolver um problema de buzina? Se alguém conseguiu resolver de forma mais viável e menos oneroso me informe por gentileza.

    Abços a todos.

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  9. Boni, primeiramente parabéns pelo Blog!

    Não sou adepto de rótulos, como se é Jipe ou SUV. Mas dado o rigor com que faz o Blog, acho que o debate é válido.

    Já tive um "Jipe"de verdade, entre 2001 e 2003, um Defender 90 Soft Top, com Lift e Pneus BF Mud 33. Era um puro sangue: Duro, desconfortável, Entrava água quando chovia, esquentava a perna e raspava a batata no freio de mão (pois o tunel é deslocado pra esquerda já que o projeto original do Defender é para mão inglesa. Contudo encarava qualquer terreno sem grandes preocupações e nunca sequer considerei instalar um guincho.

    Depois de um tempo na Amazônia onde tinha uma Toyota Bandeirante cabine dupla da organização para a qual trabalhava, de volta à civilização, resolvi voltar a ter um carro que me possibilitasse encarar uma estrada de terra após uma chuva sem preocupação, ir pra uma cachoeira mais remota, e ao mesmo tempo ter algum conforto para ir ao trabalho todos os dias.

    Adquiri uma TR4 2010 Flex 4x4 Manual. Até agora gostei muito do carro. Ainda não encarei nenhum atoleiro pesado que requeresse as capacidades off-road de verdade.

    Mas voltando à discussão se é SUV ou Jipe, acho que a classificação de Jipe é válida. Pelo menos o comportamento do carro é de jipe. Suspenão mais durinha, tração com bloqueio, motor que privilegia o torque à potência, reduzida... Enfim, a Mitsubishi conseguiu um bom acerto pois o carro apesar do comportamento de jipe, ainda oferece razoável conforto e tem uma mecânica relativamente simples, sem muita eletrônica, então a chance de ficar na mão no meio do mato eu imagino que seja pequena. Até agora estou satisfeito.

    Poderia ter um pouco mais de espaço interno (tenho 1.85 de altura), mas é melhor que a Defender onde ficava roçando a batata da perna no freio de mão, ou do que a Bandeirante que dá hérnia de disco em qualquer um devido aos feixes de mola nas quatro rodas... Concilia bem algum nível de conforto com alguma capacidade off-road, e um comportamento bom o suficiente para encarar o dia a dia da cidade também.

    O Motor poderia ter um pouco mais de potência, mas a curva de torque possibilita boa elasticidade e eu me adaptei bem, acabo andando em giro baixo mesmo - privilegiando o consumo - e mesmo assim o carro mantém alguma agilidade. O câmbio também não privilegia esticar marchas, e o engate da primeira pra segunda poderia ser melhor sincronizado, mas compreendo novamente que quiseram privilegiar a capacidade off-road e por isso deixaram a primeira bem reduzida. Enfim, no custo benefício, acho que é a melhor compra da faixa de preço em que se encontra pra quem está disposto a abrir mão de conforto em troca de capacidade off-road que Tucson, Duster e Ecosport (mesmo os 4x4) não tem.

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  10. gostei muito do formato do blog, fácil de achar onde estavam minhas duvidas.
    acabei de pegar uma TR4 2005 AT, e nunca tinha dirigido carro automático, muita ansiedade rs
    unica duvida que ficou foi que passando dos 100km/h a traseira dava uma sacudida para os lados, nao sei se pelo vento, e se colocando na 4x4 resolveria isso o que vou testar em seguida!
    Valew

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  11. meu nome é LuizCarlos ,adquiri uma tr4 ano 2012 e a retirei no dia 30 de maio e já nos primeiros dias estou encantado com ela.Estou procurando adquirir o máximo de informações uteis sobre o modo de utilização adequada do veiculo , e seu blog é muito útil para mim que sou marinheiro de primeira viagem,parabéns e obrigado.

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  12. Buzina Disparando? Procure o Sr Luizinho n0 Auto Eletrico Car Electric System . Rua Visconde de Inhauma.
    308 em Sao Caetano do Sul. Ele conserta e e bem barato.

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