Uma dúvida recorrente é sobre o engate e desengate 4x4 da Pajero TR4. Mais especificamente, por que o status da tração não muda imediatamente no painel, depois de mexer a alavanca.
A caixa de transferência da TR4 (Super Select I) tem a grande vantagem de ser 100% mecânica. E por que isto seria uma vantagem? Porque esquemas elétricos são "famosos" por quebrarem fácil, deixando o motorista na mão, ou até impedindo o automóvel de andar. O sistema mecânico representa menos modos de falha num ponto tão crítico.
Talvez estes sistemas estejam melhorando. Nunca ouvi falar de problemas no sistema do Troller, por exemplo. Mas já ouvi diversas queixas em picapes e SUVs de luxo -- coisas do tipo ficar com o carro completamente bloqueado no meio do nada, e no fim conseguir destravar desconectando a bateria!
Com a Pajero TR4, você não fica na rua por problemas de tração 4x4. Isto é que interessa.
Porém... há uma parte do sistema de tração que é elétrica: a roda-livre do eixo dianteiro. Na tração 4x2, a roda-livre desconecta a roda esquerda do diferencial, o que (pela forma que o diferencial trabalha) também libera a roda direita, na prática isentando toda a transmissão dianteira.
Na verdade, a roda-livre é parte elétrica, parte a vácuo. A seqüencia completa de funcionamento ao engatar 4H é a seguinte:
- motorista move a alavanca para 4H
- sensor detecta posição 4x4 na alavanca
- sensor de roda-livre indica desengatado
- painel mostra estado 4WD "piscando"
- solenóide direciona o vácuo do motor para roda-livre engatar
- depois de rodar alguns metros, roda-livre consegue engatar
- sensor da roda-livre indica engate OK
- painel pára de piscar.
Ao mudar de 4H para 2H, a seqüência é a mesma, mas de baixo para cima.
O ponto é: a indicação de tração do painel fica piscando enquanto os sensores da caixa de transferência e da roda-livre divergem, ou seja, roda-livre está ainda engatada em 2H, ou ainda está solta em 4H.
O ponto é: a indicação de tração do painel fica piscando enquanto os sensores da caixa de transferência e da roda-livre divergem, ou seja, roda-livre está ainda engatada em 2H, ou ainda está solta em 4H.
O vácuo sozinho não é capaz de engatar ou desengatar a roda-livre; é preciso que os eixos girem com pouca carga por alguns metros, para o engate "balançar" e o vácuo conseguir deslocá-lo.
O controle do vácuo é feito pela peça da foto abaixo. Note os tubinhos coloridos de ar, listrados de azul e amarelo.
Esta peça está abaixo e à direita do comando do freio ABS (olhando o automóvel de frente para trás, com o capô aberto). Por completeza, o comando do ABS está ilustrado abaixo, embora ele não tenha nenhuma relação com a roda-livre.
Esta peça está abaixo e à direita do comando do freio ABS (olhando o automóvel de frente para trás, com o capô aberto). Por completeza, o comando do ABS está ilustrado abaixo, embora ele não tenha nenhuma relação com a roda-livre.
A roda-livre é construída de forma a engatar sem vácuo, e desengatar com vácuo. Além disso, engata mais facilmente que desengata, dada a mesma força.
Por conta disso, o painel fica piscando mais tempo ao "descer" para 2H. Também pisca às vezes quando o motor está desligado (quando não há vácuo para atuar a roda-livre).
Se o sistema falhar, a roda-livre permanece engatada. Isto pode parecer ruim, mas na verdade é bom: não há dano imediato, apenas maior desgaste. E não fica sem tração 4x4 se houver falha justo no meio de um lamaçal...
Como o leitor deve ter notado, o sistema de roda-livre é mais complexo e cheio de pontos de falha, praticamente o oposto da caixa de transferência. E de fato ele costuma apresentar pequenos defeitos em Pajerinhos mais velhas.
Possíveis defeitos (a maioria fácil de resolver):
- falha no sensor da caixa de transferência (que deixa de atualizar o painel e comandar a roda-livre);
- falha no sensor da roda-livre (painel fica piscando mesmo com roda-livre corretamente atuada);
- tubos de vácuo entupidos por sujeira;
- mau contato ou fio solto na ligação ao sensor;
- solenóide com problemas.
Em carros mais velhos, o sistema de roda-livre pode estar desgastado, e não consegue mudar de 4H para 2H apenas andando para frente. É preciso dar uma rezinha também. O próprio manual da Pajero sugere fazer isso caso a roda-livre não desengate (e o painel continue piscando).
Não sei se essa informação pode ser útil para alguém, mas vale como curiosidade mecânica. Minha experiência com 4x4 me dizia que é técnicamente obrigatória a existência de um "neutro" na caixa de transferência entre a marcha normal e a reduzida.
ResponderExcluirFiz o teste na TR4 e encontrei facilmente uma posição da alavanca entre 4hlc e 4llc em que a transferência fica completamente desengatada. Talvez a fábrica tenha deixado isso "na clandestinidade" por questões de segurança, uma vez que o desengate da t-case acarreta na perda momentânea da função Parking.
Interessante, vou tentar isso hoje mesmo :)
ResponderExcluirAmigo! Tenho uma TR4 ano 2004, recentemente a luz do "Lock", luz central do painel, começou a piscar intermitentemente, mas não sinto o carro pesado. Levei a uma oficina e suspendi o carro e limpei os contatos dos sensores. A luz continua piscando. O problema poderia ser o sensor? Se eu desatarrachar um sensor daqueles para limpar pode vazar oléo da transmissão? Enfim, voce tem alguma dica? Obrigado.
ResponderExcluirAmigo já conseguiu resolver o problema, pode me ajudar, o que fez para resolver.
ExcluirOlá Boni
ResponderExcluirEstou meio frustrado com minha TR4, do nada, num belo dia, fui passar para o 4h e ela começou a fazer um ruído e logo adiante parei num sinal. Quando fui sair ela estava travada. Não ia pra frente e nem pra trás... Tive que chamar um guincho. Pra minha surpresa quando saiu do guincho voltou a funcionar (foi aquela ré que vc disse) Pensei que poderia ser falta de óleo mas não foi.
Só para completar, na maioria das vezes quando passo para o 4H ela acende direto no painel mostrando que a transmissão passou do 2H para o 4H e quando teno voltar para o 2H e páro o carro ela trava. Da dó de ver.
Vc tem alguma luz no fim do túnel que não seja um trem?
Sucesso!
Olá, quando passo de 2h para 4h a luz do painel não pisca, vai direto e faz muito ruído. Quando volto para o 2h e páro em alguns sinal simplesmente o carro trava. Só destrava se eu dar ré. Porque isso acontece? tem cura??
ResponderExcluirum grande abraço
Roberto
Boni, pode me dar uma dica?
ResponderExcluirMinha TR4 do nada começa a fazer um barulho de lata raspando embaixo do carro. Paro o carro engato a 4x4 e em seguida desengato e o barulho para por um tempo. Na hora do Brarulho o painel mostra a tração 4x4 piscando. A impressão que tenho é de que algum sensor falhou e indica que tentei mudar a tração. Mas não perco tração nem fico travado.
Como o defeito é intermitente não descobrem o que é.
Grato e parabéns pela iniciativa.
Olá! Estou com o mesmo problema, vc conseguiu resolver o seu?
ExcluirLagoeiro, tb estou com o mesmo problema. Por precaução, estou rodando direto em 4x4, pois não me parece um problema de sensor apenas, mas mecânico mesmo.
ResponderExcluirBoni, vc já tem alguma informação? Gostaria de saber do que se trata antes de levar a facada na MIT...
Abs.
Pessoal ,tbm to com um probl parecido...qdo ando na 4x2 ela funciona normal...luz 4x2 acesa normal,,mas de repente faz um barulho e fica piscando...dai tenho que andar com a 4x4 direto...não sei se da algum problema...ando acima de 100km/h..se alguem tiver alguma solução agradeço.
ResponderExcluirAbçs
ola galera tenho uma pajero io 2000 e ontem ela começo a pisca a luz do 4x4, e ai parou , ho ela nao acende a luz indicadora das rodas traseiras,o que pode ser ? sendo que as traçoes engatam normalmente... qualque coisa podem me add no msn ricbetiatto@hotmail.com
Excluirola anonymous resolveu teu problema? estou com o mesmo...
ExcluirOlha ai gente, TR4 na verdade não tem roda livre, que é aquela peça que fica nas rodas dianteiras. A TR4 tem um engate ou acoplamento que fica do lado esquerdo do diferencial. As rodas ficam permanentemente girando com o semi-eixos. Quando se tem rodas livres de verdade, as rodas giram sozinhas e todo cojunto semi-eixo e diferencial fica parado.
ResponderExcluirPois bem, na TR4, ao se ligar o motor, o vácuo feito no coletor de admissão, mantém o diferencial desacoplado. Quando acionamos a tração na alavanca, o vácuo é liberado fazendo com que o diferencial acople. Em caso de falha no acionamento do eixo dianteiro, basta remover manualmente a mangueira de vácuo no coletor que o diferencial dianteiro acopla.
Quando a luz no painel referente as rodas dianteiras pisca, é sinal de que a solenoide da foto acima esta em falha e dessa forma o acoplamento do eixo dianteiro esta permanente. Enquanto a alavanca de acionamento da tração estiver na posição 4x2 o cardã para o eixo dianteiro não é acionado e se permanece em 4x2. Ao acionar a 4x4, o cardã gira e a tração fica em 4x4. Como o acoplamento fica permanentemente ligado, tem que dar uma ré após desacionar a 4x4.
Jamais deve-se andar em pavimento com 4x4look. Isso vai quebrar a transmissão.
Manoel Alves
só uma dúvida: quer dizer que em 2H, o sistema dianteiro fica todo girando? semi eixos, diferencial e cardan? gastando a toa ? o sistema de vácuo não desliga as rodas e deixa a parte dianteira sem girar ?
ExcluirAmigo,
ResponderExcluirComprei há poucos dias uma Pajero io, acontece que hoje notei que a luz no painel do 4x2 não está funcionando; quando mudo a lavanca para 4x4 e demais engates as luzes correspondem. Oque pode estar acontecendo?
Quem sabe aonde encontrar painel de adesivos fibra de carbono ?
ResponderExcluirTr4 2010
Meu email jrfaria@ymail.com
ResponderExcluirpessoal a minha TR4 2007/2008 manual, quando andando normal não engata o 4X4 por nada... quando mudo de 4x2 para 4x4 (na alavanca) ela fica piscando as luzes das rodas dianteiras mas não ficam acesas direto..... e realmente não acopla o cardan ao diferencial. Acontece que às vezes depois de parado na garagem ou em outro local com a alavanca em 4x2 o 4x4 fica piscando. e quando o passo ela pro 4x4 as luzes ficam acesas normais como se o 4x4 estivesse engatado (acho que realmente está engatado). Me falaram que o problema seria a solenóide. há como recuperar essa solenóide em casa? outra coisa. me falaram também que usando limpa contatos poderia voltar a funcionar normal...
ResponderExcluirFicaria extremamente agradecido se alguém mais experiente nessas questões pudesse me dar uma luz.
deixo aqui o meu e-mail caso alguém possa me ajudar. ou quem sabe até indicar alguém que possa me ajudar nessa questão.
Sou de Santa Bárbara - MG (100 km de Belo Horizonte)
e-mail para contato: xthco@yahoo.com.br
Muito obrigado.
Eduardo Gontijo
A minha ficava piscando a luz da tração dianteira no 4x2 provavelmente não desligava mais a roda livre peguei tirei a coifa que faz o desaclopamento no diferencial dianteiro do lado esquerdo e lubrifiquei com WD40 acionando ela manualmente com um pedaço de manga fazendo com que o oleo penetrasse, voltou ao normal, se caso as manguinhas ligadas a válvula não estirem fazendo sucção com o motor funcionando ai sim é as solenoides queimadas.
ResponderExcluirMe der uma Ajuda tenho uma TR4 2008 automatica e n consigo deixar as dianteiras livre, mesmo no painel indicando q estar somente as trazeiras. Mais quando ando percebo q tem uma roda traçada. como devo proceder
ResponderExcluirBoa tarde,
ResponderExcluirTenho uma TR4 2003 manual a apenas 60 dias.
Ela começou a apresentar oscilção do ponteiro da temperatura, levei mecânico e a "parte mecânica" estac toda OK, foi para eletricista e mesmo constatou que uma das ventoinhas não liga, preciso comprar urgente. Alguem sabe me indicar onde?
Moro no RS.]
Frederico
Boni, veja se você ou alguém pode me ajudar, tenho uma tr4 automatica 2003, ela esta fazendo um ruido quando estou subindo uma subida (barulho de tornear algum metal), ai quando eu ligo o 4x4 ela para o ruido na hora, ou mesmo quando eu tiro o pé do acelerador. o que pode ser?
ResponderExcluirApareceram duas perguntas bem parecidas no fórum do site 4x4 Brasil esses dias:
Excluirhttp://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/105830-problema-na-tracao-4x4-l200-gls.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/117992-ajuda-na-tr4.html
Pode ser alguma peça solta dentro da roda-livre (como a tração é "por default" engatada, ou seja, na falta de vácuo ela engata o eixo dianteiro) quando a tração está engatada não há movimento relativo dentro e a peça ofensiva não faz ruído.
Ou pode ser rolamento de roda, conforme sugerido no segundo post do fórum ou até mesmo algum parafuso de roda solto, já que quando algum parafuso está solto o baulho que faz muda conforme se traciona, freia ou deixa correr livre. (Já me aconteceu duas vezes com 2 carros diferentes, deixarem algum ou alguns parafusos de roda não 100% apertados!!)
Alguem conseguiu resolver este problema do barulho de tornear algum metal ? Eu tenho uma TR4 2009 e ela esta apresentando exatamente o mesmo do Pico Ednaldo
Excluirmeu e-mail: backes.alexandre@gmail.com
Fiquei muito curioso em relação ao funcionamento da roda-livre. Se somente o semi-eixo esquerdo é desconectado dentro do diferencial, o semi-eixo do lado direito fica conectado e precisará fazer girar as engrenagens satélite em alta rotação, para que a coroa do diferencial e o cardã fiquem parados. Tem certeza que o lado direito não se desconecta ?
ResponderExcluirExistem fotos específicas do sensores com a identificação exata deles, pois tem um monte de sensor na caixa de transmissão.
ResponderExcluirGrato a todos.
Gostaria de fazer algumas perguntas, já que tem muita informação divergente na net:
ResponderExcluir1- O normal do 4x2 é tração na traseira certo? Isso eu percebi mas as duas lâmpadas de cima que indicam as rodas dianteiras não para de piscar, em todas as outras mudanças as luzes correspondem a seleção!
2- Não vi em lugar nenhum uma foto que dissesse este é o sensor da 4x4 esse é da 4x2, como ter certeza já soltei alguns eles estão limpinhos.
Ajuda aeh!
Boa noite Rogerio, a minha esta com o mesmo problema que a sua, vc conseguiu resolver ? se puder me dar uma dica de como fazer agradeço. Obrigado. meu e-mail é fernandojmb77@gmail.com
ExcluirFernando
Ola,tenho uma pagero tr4 ano 2002 modelo 2003. Um dia fui engatar do o4x2 para o 4x4 funcionouu normal. Mais fui tirar do 4x4 para o 4x2 ele simplesmente travou nao vai para tras muito menos para frente!agora o carro só anda com o 4x4 ligado! Como faço para resolver este problema? Obrigado a quem responder
ResponderExcluirSE FOI O CAMBIO DO 4X4 QUE TRAVOU , DENTRO DELE EXISTE UMA BUCHA QUE COM O TEMPO DESGASTA DAI ELA QUEBRA E TIRA A ALAVANCA DO EIXO POR ISSO ELA TRAVA , EXIXTEM REPAROS A VENDA NO ML E É O MESMO DA L200
ExcluirMuito obrigado pelas informaçoes contidas neste post, estava com uma tr4 mecanica na oficina e ela ficava piscando em 2H, levei em duas outras oficinas e nimguem deu jeito,mas pelo seu post verifiquei as funcionalidades do 4x4 e consegui apagar a bendita luz... obrigado
ResponderExcluirWellington Cantagalo:
ResponderExcluirO que foi feito para vc resolver o problema do 2H? É justo o meu problema!
Wellington Cantagalo, O que vc fez para resolver o problema do 2H? É justo o meu problema!
ResponderExcluirBOA TARDE GALERA, TAMBÉM TENHO UMA TR4 2010, E ELA AGORA TÁ COM O PROBLEMINHA DA LUZ DO LOCK PISCANDO TAMBÉM, SÓ QUE QUANDO ESTÁ EM 4X2 ELA NÃO ACENDE NÃO, MAS DE UNS DIAS PRA CÁ QUANDO ENGATO O 4HLC OU O 4LLC A PALAVRA LOCK FICA PISCANDO E AQUELE DESENHO DA CAIXA DE TRANSFERENCIA TAMBÉM FICA PISCANDO, MAS AS RODAS DIANTEIRAS NÃO PISCAM, FICAM ACESAS CERTINHO, SÓ O LOCK E A CAIXA DE TRANSFERÊNCIA QUE PISCAM, AGORA NÃO SEI O QUE DEVO FAZER OU QUAL DEFEITO PODE SER, VOCÊS PODERIAM ME AJUDAR? FICARIA MUITO GRATO SE ALGUÉM PUDESSE ME DAR UMA LUZ. OBRIGADO DESDE JÁ PELA AJUDA. E A PROPÓSITO SITE MUITO LEGAL ESTE AJUDA MUITO A GENTE EM MUITAS DÚVIDAS PARABÉNS MESMO.
ResponderExcluirOLÁ ALGUÉM AQUI PODE ME AJUDAR COM O PROBLEMA DA LUZ DO LOCK PISCANDO, MAS COM O 4X4 NO 4HLLC, POIS O ENGATE ESTÁ OCORRENDO CORRETAMENTE E O 4X4 FUNCIONANDO, PORÉM A LUZ DO LOCK NÃO PARA DE PISCAR, SE ALGUÉM PUDER ME AJUDAR FICAREI MUITO GRATO. OBRIGADO PELA ATENÇÃO
ResponderExcluirOLÁ ALGUÉM AQUI PODE ME AJUDAR, TENHO UMA TR4 2010 AUTOMÁTICA,DE MANHA QUANDO VOU LIGAR O CARRO FICA PISCANDO O 4X4, PASSO PARA O D PARA DE PISCAR E AS VEZES DE MANHA ELA NÃO PISCA ISTO E NORMAL?
ResponderExcluirMUITO OBRIGADO.
estou com uma tr4 2004, e cai num buraco e coloquei em 4x4 hllc mas é a segunda vez que isso acontece e ele travou a alavanca do 4x4 e nao sai mais do 4x4 alguem tem ideia????
ResponderExcluirJá verificou como está a bucha da alavanca 4x4? Quando a minha estava travando era bucha "quebrada"... e como na Mit só vendia alavanca completa, mandei fazer uma de Tecnil... Ficou perfeito.
ExcluirExperimenta trocar a 4X4 com a caixa no neutro deve desengatar
ResponderExcluirOlá pessoal, minha tr4 também está com a bendita luz do 4x4 piscando mesmo com a alavanca em 4x2, porém nas demais funciona tudo perfeito. Ja troquei as benditas solenóides mas o problema persiste. Alguém teria alguma idéia do que pode estar ocorrendo? Ja verifiquei a parte elétrica e chega tensão nas válvulas. E o atuador da roda livre está cem perfeitas condições.
ResponderExcluir-depois de acionado o 4x4 da minha pajero io 2001, não consigo retornar a alavanca pra posição 4x2. A luzes acionaram-se no painel normalmente, mas, não consigo desengrenar o 4x4! obrigado! aguardo!
ResponderExcluir_ hoje realmente pude constatar, o que causava o defeito na alavanca da redução 4x4 da minha pajeiro io se 1.8 16v automatica, ano 2001. desmontando a alavanca verifiquei que a tal bucha, estava moida, sem possibilidade alguma de ser reconstituida. Com a alvanca desmontade consegui retornar para 4x2. Agora, estou aguardando chegar uma nova bucha para poder monta-la no lugar! Obrigado a todos, que de alguma forma puderam ajudar-me em diagnosticar o defeito!
ResponderExcluirBoa tarde Luiz Tté! Tenho uma TR4 IO automatica ano 2000 está com a alavanca do 4x4 travada e não consigo retornar para o 4X2 poderia enviar o o tutorial do procedimento que você fez na sua TR4. desde ja agradeço meu email é alexandreramosaraujo@yahoo.com.br
Excluirola anonymous resolveu teu problema? estou com o mesmo...
ResponderExcluirFui traçar meu carro ontem ele não traçou e fui mexer nas mangueiras de vácuo, deu certo,mas depois ela não traçou mais.
ResponderExcluirOnde deve ser esse problema??
Engatei as trações 4x2 e 4x4... Mas no painel não aparece as rodas engatadas 4wd e 2wd... Isso é normal?
ResponderExcluirGalera queria saber uma duvida troquei a roda livre da l200 quadrada que era automatica por manual pois ela tava quebrada queria saber se posso anda com a manual na posicao 4x4 pra quando precisar so ligar a labanca dentro dela ou se nao posso ajuda por favor alguem valeu
ResponderExcluirEu tenho uma TR4 2005 está engatando o 4X4 sozinha e fica piscando as luz da traçárea dianteira quando eu egato o 4X4 e tento desengatar mudando para 4x2 não desenatal se alguém souber meu email é edneipetrorenzo@hotmail.com agradeço!
ResponderExcluirA minha tr4 estala estalando quando traço ela, o que pode ser?
ResponderExcluirFica dando uns estalos autos quando traço ela, obs: mas quando acelero em terreno mas pesado
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