terça-feira, 22 de março de 2011

O mistério dos diferentes modos 4x4

Uma fonte permanente de discussão e confusão é a multiplicidade de modos 4x4 oferecidos pela Pajero TR4 (e Full).

O ponto nevrálgico é tal modo 4x4 permanente (4H). O manual de instruções até tenta, mas não deixa perfeitamente claro para que ele serve, nem como ele se equivale aos modos 4x4 de outros veículos.

É mais fácil lidar com o "problema" eliminando primeiro os outros modos de tração, que são mais simples de entender:
  • 2H: apenas rodas traseiras.
  • 4HLc: Tração 4x4 "bloqueada". A mesma rotação e torque são transmitidos para os eixos dianteiro e traseiro.
  • 4LLc: O mesmo que 4HLc, porém com uma redução adicional na transmissão. Anda mais devagar, porém tem mais força. Bom para andar quase sem acelerar, ou em subidas muito íngremes.
A tração 4x4 bloqueada não deve ser utilizada em estradas pavimentadas secas, porque às vezes os eixos dianteiro e traseiro devem rodar a velocidades diferentes -- principalmente quando se está fazendo curvas. A diferença tem de ser compensada pelo deslizamento de algum pneu, o que é muito difícil quando a aderência é boa. A transmissão é bastante forçada.

Do modo 2H, a grande vantagem é poupar combustível, pois menos engrenagens estão trabalhando. Uma vantagem menor é poupar os componentes da transmissão dianteira.

Resta então o modo 4H, a nossa nêmesis. Em 4H, a transmissão para os eixos é feita por diferencial central, que compensa diferenças entre os eixos, de forma semelhante aos automóveis com tração 4x4 permanente (AWD).

A caixa de transferência Super Select I que vem com a TR4 divide igualmente o torque entre dianteira e traseira. A caixa SS-II, que vem com a Pajero Full, manda apenas 33% do torque para a dianteira.

O modo 4H pode ser usado em qualquer piso, o tempo todo, mas tem uma desvantagem teórica: se apenas uma roda patinar ou sair do chão, todas as demais perdem tração, limitando muito a utilidade deste modo.

Nos melhores automóveis AWD, este problema é remediado com diferenciais de deslizamento limitado e/ou controle de tração. Na Pajero TR4, o deslizamento do diferencial central é limitado pelo VCU.

VCU: unidade de acoplamento viscoso

O VCU é uma espécie de embreagem viscosa. Antes de mais nada, é importante mencionar que o VCU não é mágico. Ele é apenas uma forma barata de implementar deslizamento limitado. Há formas melhores, porém muito mais caras (diferencial Torsen).

O formato é de uma panelinha com um eixo protuberante. Este eixo é ligado a uma saída do diferencial central. A carcaça da "panelinha" está acoplada à outra saída. O VCU atua quando há movimento relativo entre carcaça e eixo (ou seja, quando as saídas do diferencial giram a velocidades diferentes).

Dentro do VCU há diversos discos ranhurados, muito próximos uns dos outros mas sem se tocarem. Os discos são conectados alternadamente a cada eixo, e o espaço vazio é preenchido com um líquido especial. O tal líquido engrossa conforme sua temperatura aumenta.

Quando os dois eixos giram à mesma velocidade, não acontece nada. Quando giram a velocidades diferentes, o movimento relativo entre os discos do VCU movimenta e aquece o líquido. Conforme o líquido engrossa, vai acoplando, de forma suave e proporcional, os dois eixos.

O efeito final desejado é que, quanto maior a diferença entre eixos, mais torque seja transmitido ao eixo "lento". Mesmo com uma roda patinando, as rodas do outro eixo continuam tracionando (embora menos do que no modo 4HLc bloqueado).

O aquecimento do líquido não é instantâneo, então o VCU demora uns instantes para "agarrar". Mas o líquido frio é viscoso o suficiente para fornecer um acoplamento parcial, desde o primeiro momento.

Na prática

Em resumo: os modos 4x4 da Pajero TR4 funcionam. Fazem o carro passar com estabilidade onde outros dançariam ou até atolariam.

Numa estrada pavimentada, não dá pra notar diferença alguma entre 2H e 4H.

Numa estrada de chão, em particular numa subida, usar o modo 4H em vez de 2H diminui sensivelmente as patinagens na roda traseira.

Já que o modo 4H pode ser usado continuamente, é uma boa ideia utilizá-lo em estradas rurais, bem como em piso molhado, em particular se escorregadio, como calçamento de pedra. (Um jipe é menos estável que um carro "normal". Qualquer recurso que compense esta inerente deficiência é bem-vindo.)

Numa estrada bem arenosa (estou falando de estrada, não de beira de praia!) o ganho de estabilidade com 4x4 fica bem mais evidente. Em 2H o carro "dança" bastante. Em 4H ele dança bem menos. E em 4HLc ele parece estar andando sobre trilhos. O volante também fica mais duro em 4HLc.

Em lama, a mesma coisa. O carro dança um pouco em 4H até o VCU "engatar". Passando no mesmo lugar em 4HLc vai quase tão reto quanto no asfalto, desde que esteja tracionando e não freando.

Em terrenos arenosos, tipo beira de praia, duna, etc. o ideal é ir de 4HLc ou até 4LLc, pois o atraso do VCU pode causar uma atolagem. Por outro lado, passar em 4HLc é humilhação. Onde os outros carros têm de passar correndo, ou atolam, a Pajero passa como se fosse uma rua qualquer.

Lembre-se da velha máxima do 4x4: engate a tração antes do obstáculo, não quando está atolado nele.

Mudança em velocidade

Outra dúvida recorrente é se a tração 4x4 (4H e 4HLc) pode ser engatada em velocidade. Sim, na Pajero TR4 pode, porque o diferencial dianteiro já está rodando de qualquer maneira, vai apenas acoplar partes que estão girando à mesma velocidade.

As recomendações são: estar em linha reta, não estar acelerando, e a menos de 100Km/h. Estar em linha reta garante que ambos os diferenciais estão rodando igual. Não acelerar garante uma troca suave, sem carga, e evita a possibilidade de uma roda estar patinando.

A velocidade máxima de 100Km/h não parece ter nenhuma razão especial, pode ser apenas uma forma genérica de poupar o sistema, ou evitar um acidente feio em caso de problemas.

A tração reduzida (4LLc) só pode ser engatada/desengatada com o veículo parado.

Diferenciais e patinagem

Os modos 4HLc e 4LLc bloqueiam apenas o diferencial central. Os diferenciais dianteiro e traseiro ainda estão sujeitos ao problema de distribuição de torque: se um lado patina, o outro recebe pouco torque.

Consta no manual que a TR4 tem diferencial traseiro de deslizamento limitado. Alguns dizem que na verdade não tem, que foi erro de tradução do manual etc. O manual técnico do Pajero Pinin (em inglês) diz que há. Não achei uma resposta definitiva sobre isso, e não estou a fim de desmontar o diferencial da minha TR4 para conferir.

UPDATE: a TR4 não tem diferencial de deslizamento limitado.

Na prática, as rodas traseiras patinam pouco, A TR4 tem excelente distribuição de peso, o que também ajuda a diminuir patinagem.

O fato é que diferencial de deslizamento limitado é suficiente apenas para uso "normal". Para off-road sério, do tipo passar por erosões, escalar trechos rochosos etc. o bom mesmo é bloqueio total com comando no painel. Parece que há kits para adaptar nos diferenciais da TR4, em torno de 2 mil reais cada.

52 comentários:

  1. DESEMPENHO E ESTABILIDADE NO ASFALTO?

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  2. Parabéns pela qualidade técnica do conteúdo do blog. É muito bem explicado, fazendo que qualquer iniciante entenda melhor e possa usar de forma adequada os recursos de sua TR.
    Material com esta qualidade está cada vez mais difícil de encontrar na internet.
    Valeu,

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  3. É, a motivação foi justamente essa, falta de informação noutros lugares.

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  4. Realmente o manual da Full nao explica nada e suas informaçoes foram as melhores da net.

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  5. Parabéns pelos esclarecimentos. Estou adquirindo uma nova TR4 e achei suas explicações excelentes.

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  6. Falei com um consultor e fiquei mais confuso doque antes.Agora entendi.Acho que vou comprar O TR4.

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  7. Eu sou o joão vanes, tenho uma Tr4 2011/2012 e já a utilizei em terrenos complicadíssimos. Costumo andar bastante pela Serra da Bocaina e os caminhos ali existentes exigem bastante do carro e do piloto. Tive uma experiência exitosa com o uso de correntes nas rodas traseiras sobre pneus normais de rodagem, os que vem com o carro. Nas rodas dianteiras, não é possível o uso de correntes, pois o espaço entre a roda e o amortecedor não permite. Usando a tração 4HLc (redução adicional) a elevada força de tração associada à aderência oferecida pelas correntes, tornam a Tr4 um verdadeiro trator.
    As correntes, contudo, devido aro 17" não são muito fáceis de serem encontradas. A Jipebrás, onde adquiri as minhas, oferece um jogo "especial" que calça corretamente os referidos pneus. Há uma sobra no comprimento, que deve ser suprimido, deixando apenas um gomo de sobra depois de ajustada corretamente para o uso. Se for usar na terra, não tive problemas com o tempo de uso. Não deve, todavia, usar, por muito tempo, sem necessidade. No asfalto, nunca.

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  8. Estou cogitando comprar um TR4, Excelente este blog!!! Ótimo conteúdo... duvido que um vendedor saiba explicar de tal maneira. Parabéns!!! No meu caso tbm achei muito pouco material informativo sobre o que uma L200 Savana era capaz de fazer, comprei a minha e resolvi fazer alguns vídeos, assista lá, aposto que vai gostar... hehehe procura no youtube "testando l200 savana" postado por alexfardo. abraço

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  9. Muito boa as explicações... mas ainda fiquei com uma dúvida e se alguem puder me ajudar agradeço muito. Tenho um Jeep Willys 1963 e uma TR4 2012 AT. No jeep temos a opção de engatar o reduzido, onde o carro realmente anda beeemmmm de vagar e tem muiiittaaa força, dá pra desatolar um caminhão carregado se quiser, subir e descer uma ladeira ingrime de lama e usar em trilhas pesadas. Já na Pajero não tém essa opção ou não to sabendo encontra-la? Ah e outra.... pra rebocar o jeep com a TR4 qual seria a melhor opção: deixar em D ou L?????

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    1. O modo 4LLc é reduzido, embora a taxa de redução não seja muito grande (1:6 para 1).

      Sobre a marcha para rebocar, depende a velocidade e situação. Realmente é bom evitar que o câmbio tente usar marchas altas quando rebocando. Então seria D com overdrive desligado na rodovia, 2 numa estrada de terra razoável e L numa estrada ruim.

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  10. Boni, gostaria de saber se mesmo com bloquei central ou com a reduzida se uma das rodas perder contato com o chão ou mesmo patinar se o carro perde a tração 4x4? Passei por isso recentemente e fiquei atolado e a impressão era que a função 4x4 nao funcionava. Somente 01 roda dianteira rodava. Nao sei se foi pelo efeito X. Pode me ajudar com uma explicação? Desde, já grato.

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  11. Só patina com 1 roda girando se for 4H.

    Com 4L ou 4LL forçosamente gira uma roda na frente e outra atrás.

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  12. Boni, aproveitando a pergunta do amigo acima, responde. Com 4L ou 4LL quando um eixo ( dianteiro ou traseiro ) uma roda perde contado com o solo, somente esse eixo ficará sem tração ou os dois eixos serão afetados? Desculpe a minha ignorância mais novato é fogo! ;-)

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    1. Apenas aquele eixo. Para prejudicar a tração no modo 4L, é preciso perder tração em uma roda dianteira e uma traseira (não é simplesmente perder tração em quaisquer duas rodas).

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  13. Ola, sou jipeiro e tenho um wills, e estou querendo trocar por uma tr4, o blog me tirou varias duvidas, ate onde posso ir com a tr4. Fiquei mais afim depois que li.
    Muito bem explicado.
    abraço

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  14. Tava com duvidas em comprar uma tr4 2004, com esse esclarecimentos me motivei a comprar, parabens!!

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  15. tenho uma pajero tr 4x4 09/10, estourou o diferencial o valor do tal é muito caro, por gentileza posso isolar e rodar sem...

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  16. Acabei de comprar uma TR4 e coloquei a transmição em 4HLC, e não to conseguindo engatar para outra transmição. oq faço? obg...

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    1. Amigo tem um macete, aperte bem o cambio pra baixo e qnd ele descer empurre pra frente. Eh meio complicado, mas so achei esse jeito de fazer.

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  17. Eduardo.
    Muito boa explicação. Saberia me dizer sobre acionar o 4x4 em marcha ré???

    Obrigado.

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    1. Não vai explodir, mas não sei se o vácuo do eixo dianteiro vai engatar tão prontamente.

      Não pode estar fazendo curva, tracionado nem patinando, e se você precisa engatar 4x4 justo em R, é porque está numa situação destas :)

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    2. Aproveitando a pergunta do Cosme, faço a minha. Eu estava em uma subida forte e engatei em 4Hlc para subir de Ré, uma coisa que notei foi o cheiro forte de embreagem "queimando", é normal?.
      Só acrescentando estava em linha reta, parado e o piso era de concreto e seco. Engatei esse tipo de 4x4 para facilitar, fiz certo? qual seria a indicada?

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    3. Aproveitando a Pergunta do Cosme, faço a minha. Também so novato na 4x4 e este blog, já sanou várias dúvidas, ficando uma. Eu estava em uma subida forte e para facilitar engatei a 4Hlc, o que percebi foi um cheiro forte de embreagem "queimando", quando subí de ré, isso é normal?
      Acrescentado, eu estava reto, parado e o piso era de concreto e estava seco, fiz a coisa certa? ou qual seria a 4x4 indicada?

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  18. Por gentileza, existe algum teste a ser feito para saber se realmente a tração da tr4 está engatando normalmente?
    Pensei em colocar o vaículo em um elevador, mas não sei se seria o correto.
    Obrigado pela atenção.

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  19. ATÉ QUE ENFIM UMA PESSOA EXPLICOU NO PÉ DA LETRA COMO FUNCIONA OS DOFERENTES TOPOS DE TRAÇÃO DO PAJERO TR4.

    PARABENS!
    REINALDO

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  20. realmente muito bom... parabéns...

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  21. Olá! Após ler seu blog, realmente é necessário concordar com os demais: as explicações são excelentes. Parabéns!
    Mas, como os outros, estou aqui cheio de dúvidas de principiantes.
    Adquiri minha primeira TR4 Flex 16v 10/10 4X4 câmbio manual, faz uma semana, e agora estou vendo que o 4X4 não é tão "simples". Faço trilha de moto (KTM) e não achava que havia tantos detalhes.
    Bem, retirei este veículo em uma concessionária MIT em Ipatinga/MG. Trouxe para BH/MG, ou seja, rodei aproximadamente 220 Km. Rodei tudo em tração 2H. Passados poucos dias levei para dar uma olhada geral em um mecânico indicado e trocar óleos e filtros, pois sempre fui muito detalhista nestes cuidados, até mesmo metódico.
    Bem, para minha decepção a caixa da transferência estava sem o parafuso de onde se coloca o óleo. O parafuso mais alto pois o mais baixo é o bujão de sangria (correto?).
    O que pareceu é que não foi colocado o parafuso quando se verificou o óleo da caixa.
    O mecânico de onde eu estava retirou o óleo da caixa e saiu pouco óleo, segundo ele, bem "batido". Contudo, não pode afirmar em haver maiores problemas. Os diferenciais estavam com o óleo de aparência de novo.
    Hoje pensei em testar as transferências. Ao transferir para 4H, a luz do painel pisca por poucos segundos e estabiliza. Como o teste foi no asfalto, não deu para perceber muita coisa, contudo a transferência 2H - 4H - 2H ocorreu sem qualquer ruído em velocidades de 40 a 60 por hora.
    Então parei o carro e em ponto morto passei de 2H para 4HLc (óbvio, que pela sequência do câmbio, primeiro 4H). Engatei primeira e a luz "lock" no painel, juntamente com o desenho das rodas e diferencial central ficou piscando o tempo todo, mas não indicava como engatado, ou seja, a luz do painel não "estabilizava". Andei uns 200 mts e parei no início de um morro de uns 400 mts, muito íngreme, principalmente ao final dele, e subi este morro inteiro em linha reta. O carro e a direção me pareceram bem "travados", como se realmente estivessem com o diferencial central bloqueado.
    No final do morro, voltei para 4H e a luz do "lock" apagou no painel e parou de piscar o desenho das rodas e diferencial, estabilizando o indicador em 4WD com as quatro rodas "escuras". Isto em poucos segundos.
    Então virei o carro, e em ponto morto passei a transferência para 4LLc. O indicador do painel piscou como em 4HLc (explicado acima) e permaneceu piscando por todo o tempo. Desci o morro bem devagar, de primeira, e o carro me pareceu extremamente reduzido, pois "segurou" muito na decida que é muito forte.
    Fiz outros testes em local plano e, por fim, em 4LLc a luz estabilizou no painel, ficando sem piscar, mas indicando 4WD com as quatro rodas e diferencial escuros. Segundo o manual, nesta condição de sinalização o engate é de 4HLc.
    Nesta condição, andando devagar entrei em uma rua, virando bem a direção, e pude sentir os rangidos nas rodas. Parei ao sentir os primeiros rangidos, no meio da curva, e em ponto morto transferi para 4H, engatei primeira e saí bem devagar.
    Notei a diferença e para mim pareceu que a 4x4 reduzida estava engatada antes de eu parar na curva e transferir para 4H.
    Repeti todo o processo de transferência no plano, mas as indicações do painel não seguiram o informado no manual, e somente em 4LLc que paravam de piscar, mas sempre indicando a sinalização de 4HLc, isto, repito, segundo informado pelo manual do proprietário.
    Bem, após esta longa explicação, faço minha pergunta e pedido de ajuda: será que existe um problema nos contatos, sensores ou terminais que indicam no painel a posição da caixa de transferência, ou pode haver algo mais grave?
    E, como não poderia faltar, muito obrigado pelo blog!

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  22. no cambio automático tem 2 botões 1 é para colocar em movimento agora o2° eu não sei se deixa em off ou em on?

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  23. Excelentes explicações Boni.
    Comprei uma TR4 agora e estou gostando muito do carro, mas estou com uma preocupação e uma dúvida. Talvez você possa me ajudar.

    A preocupação: dependendo da forma de usar a embreagem e da rotação, quando troco de 1ª para 2ª, ouço um ruído - 'TEC' - como se houvesse uma pequena folga entre duas engrenagens da transmissão.
    Se levar a 1ª até uma rotação um pouco mais alta e trocar com cuidado, não acontece.
    Não sei se acontece em todos os carros ou se o meu tem alguma folga. O carro só tem 30.000km, mas era de mulher, e elas em geral são bem ruinzinhas para tratar câmbio e embreagem...

    A dúvida: O modo 4H. Eu sempre acreditei que tracionasse as 4 rodas, o que está de acordo com o seu artigo e com o bom senso.
    Mas aí eu li isso, que espero que esteja ERRADO:

    "...4H is a part-time four-wheel drive mode using a viscous coupling unit (VCU) and center differential to direct drive to the front wheels when the rear axle loses traction..."

    "...Indeed, in 4H SS4-i is in 'thinking' mode, because although you've selected 4WD, power is still only fed to the rear wheels until surface conditions dictate that the front wheels need it too...."

    no site http://www.d4u.com.ua/en/go/Super-Select-4WD-II/tech.glossary.details.html

    Estou pesquisando na internet (claro que não adianta perguntar ao SAC da Mitsubishi), mas é impressionante a falta de informações técnicas detalhadas...

    Abs.
    Antonio Tostes Jr.

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  24. Excelentes explicações Boni.
    Comprei uma TR4 agora e estou gostando muito do carro, mas estou com uma preocupação e uma dúvida. Talvez você possa me ajudar.

    A preocupação: dependendo da forma de usar a embreagem e da rotação, quando troco de 1ª para 2ª, ouço um ruído - 'TEC' - como se houvesse uma pequena folga entre duas engrenagens da transmissão.
    Se levar a 1ª até uma rotação um pouco mais alta e trocar com cuidado, não acontece.
    Não sei se acontece em todos os carros ou se o meu tem alguma folga. O carro só tem 30.000km, mas era de mulher, e elas em geral são bem ruinzinhas para tratar câmbio e embreagem...

    A dúvida: O modo 4H. Eu sempre acreditei que tracionasse as 4 rodas, o que está de acordo com o seu artigo e com o bom senso.
    Mas aí eu li isso, que espero que esteja ERRADO:

    "...4H is a part-time four-wheel drive mode using a viscous coupling unit (VCU) and center differential to direct drive to the front wheels when the rear axle loses traction..."

    "...Indeed, in 4H SS4-i is in 'thinking' mode, because although you've selected 4WD, power is still only fed to the rear wheels until surface conditions dictate that the front wheels need it too...."

    no site http://www.d4u.com.ua/en/go/Super-Select-4WD-II/tech.glossary.details.html

    Estou pesquisando na internet (claro que não adianta perguntar ao SAC da Mitsubishi), mas é impressionante a falta de informações técnicas detalhadas...

    Abs.
    Antonio Tostes Jr.

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    1. Tomara que seja embreagem mesmo, que é relativamente fácil trocar.

      O artigo é inexato, se olhar o documento técnico que descreve o interior da caixa de transferência fica claro que o modo 4H usa um diferencial central, que divide o torque entre os dois eixos. Além do mais pode-se sentir a diferença ao volante, que fica mais duro e o carro perde a tendência de sair de traseira quando se arranca forte em curva. Faça o teste.

      Como o modo 4H usa diferencial central, qualquer das 4 rodas patinando pára o carro; o acoplamento viscoso (VCU) diminui esta tendência, garantindo que algum torque vá para o eixo "bom".

      A caixa de transferência da TR4 é a Super Select I, que manda 50% do torque para as rodas dianteiras. As Pajero Full contam com a SS-II que manda apenas 30% do torque para a frente em 4H, o que é melhor para dirigibilidade e consumo de combustível.

      Alguns carros de corrida (Lamborghini, Nissan GT-R) de fato mandam torque para o eixo dianteiro apenas quando há necessidade real, mediante VCU ou (mais recentemente) controle eletrônico, ou até usando motores elétricos na frente (Porsche 918 Concept) mas estes não vão andar em nenhuma estrada que não asfalto liso :)

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    2. Obrigado pela resposta Boni.
      Imaginei que o artigo deveria estar errado...

      Quanto ao "TEC" na troca de marchas, o Tulio Melo postou na página defeitos de nascença que tem o mesmo problema. A descrição bate exatamente com o que acontece no meu carro.
      Será que temos aqui outro problema recorrente? Meu o carro tem apenas 30.000. Penso que sendo um carro robusto, ainda não deveria ter folgas na transmissão, mesmo se tiver sido utilizado por alguém meio braço duro.

      Outra coisa: Hoje está chovendo aqui no Rio, então antes de pegar o aterro eu coloquei a transmissão em 4x4 com o diferencial central atuando. Me parece que a transmissão passou a fazer um ruído maior, o que era de se esperar. Só que achei o barulho meio metálico, como se não houvesse lubrificação na parte dianteira da transmissão... Percebe isso no seu carro também?

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  25. Fale sobre a L200 hls 2.4 flex....4x4....

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  26. Boa tarde,estive este fim de semana na pedra grande em Atibaia,estava subindo em 4x4 com ar ligado quando percebi que a temperaturo do carro estava subindo,parei e desliguei o ar a temperatura voltou ao normal,alguem pode me ajudar o que poderia ser??

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  27. Boni muito interessante suas explicações. O que vc tem a me dizer do consumo da tr4 mesmo as mais novas 2012, 2013? Muitos amigos me dizem q o consumo é alto mesmo na cidade.

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    1. É alto mesmo, devido ao peso do veículo (1500kg).

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  28. Olá, gostei muito do post. Apenas uma dúvida que me ocorreu. Não havendo diferença no asfalto entre o 2H e 4H, seria bom utilizar o 4H permanentemente, principalmente em épocas que não se faz nenhuma "aventura", para manter o sistema 4x4 em funcionamento? E o consumo urbano, não apresentaria diferença entre o 2H e 4H?

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    1. Na dúvida, eu uso 4H: em rampas inclinadas (onde há risco de ter de voltar de ré), quando chove, etc. A estabilidade melhora enormemente. Quem nunca usa, realmente é bom fazer o 4x4 funcionar de vez em quando.

      Mas o uso de 4H permanente tem algumas desvantagens. As mais imediatas são pequeno aumento no consumo de combustível e pequena perda de desempenho.

      Outra desvantagem, esta de longo prazo, é que a caixa de transferência (da TR4 e da maioria dos veículos com 4x4 em tempo parcial) usa corrente para transmitir movimento ao eixo dianteiro. Esta corrente tem vida útil mais curta do que o resto da transmissão, entre 50.000 e 80.000km de uso contínuo.

      Imagino que veículos tipo Hilux SW4, onde o veículo está sempre em 4H, não usem corrente, ou incluam a troca da corrente nas revisões normais.

      Dentro do uso "típico" do 4x4, entre 5% e 20% da rodagem, a corrente vai durar, em tese, 400.000km, mais que o resto da transmissão.

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  29. gostaria de saber se eu estando na 4 LLC posso girar a direção ou não

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    1. Pode, você vai sentir que é mais pesado.

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  31. Bem legal seu texto, Boni. Outro dia, estávamos discutindo sobre modos de tração, no grupo Nissan XTerra, foi uma confusão rsrsrs Exatamente por não nos entendermos nas "equivalências", já que minha viatura é uma Pajero Full. Bem que a MIT poderia dar uma forcinha, convidando a gente para um Drive Day, onde a gente pudesse ter consultoria técnica, campo de prova... Churrasco... rsrsrs

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  32. valeu.
    eu acabei de comprar uma tr4 e pensei que o modo 4H nao estava funcionando.obrigado pelas informaçoes.

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  33. Muito bom o post, mas mesmo assim estou com uma grande duvida.

    Acabei de adquirir uma TR4 e em breve terei que subir um morro no sitio do meu pai com as seguintes caracteristicas:
    Subida íngreme e arenosa com uma curva no meio do morro acentuada.
    Qual opção deveria utilizar;
    2H, 4HLc ou 4LLc.

    Obrigado

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  34. Boa tarde, ótimo post. tenho uma TR4 2006 Aut e percebi que quando preciso de força ela fica patinando em 2500 RPM e não passa disso, mesmo com o pé embaixo. Alguma resposta coerente? Se for alguma proteção, tem como tirar ou desabilitar?

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  35. Como usar o botao overdrive na tr4 2010. Sempre deixar ligado ou só ligar quando precisa de potência igual aos demais câmbios automáticos.

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  36. Boa noite. Estou comprando uma tr4 2004 mec e vi que o antigo dono instalou um segundo freio de mão. Sabe me dizer porque ele faria isso?

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  37. boa noite!!!
    gostaria de saber se a caixa de transmissão automatica da pajero tr4 2012 e compativel com a 2004. zap 21 993130210. desde ja agradeco

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