quarta-feira, 23 de março de 2011

Som original da Pajero TR4 2011

O som da Pajero TR4 nova é um Clarion CX609, tamanho DIN duplo. Há seis alto-falantes: dois na porta dianteira, dois nas colunas traseiras e dois tweeters nas colunas dianteiras.

O player tem o que espera de uma aparelho fabricado nesta década: rádio, CD, entrada USB para pendrive ou iPod, Bluetooth. Um toque inteligente foi alocar a tomada USB dentro do porta-luvas, com conexão flexível, a salvo de um encontrão e de mãozinhas infantis.

O aparelho é menos "integrado" ao automóvel que outros modelos de fábrica. Não há botões no volante, o aspecto do player não segue o padrão do resto do painel. Nisto, segue a "filosofia" do resto da TR4, onde cada subsistema é bastante independente dos demais, sem muita integração.

Instalar o aparelho na loja da esquina daria na mesma, exceto pela comodidade de sair com o carro completo da concessionária. Aliás, o tamanho padrão torna fácil trocar o aparelho, quiçá por um DVD player com GPS...

Qualidade de som

A qualidade de som é sofrível, como toda sonorização de fábrica que já tive oportunidade de ouvir.

Certamente os alto-falantes são de qualidade medíocre. Felizmente são todos de 6 polegadas, assim é fácil achar substitutos excelentes. Pessoalmente recomendo as marcas Bravox e Fosgate. Não as usei (ainda) na TR4 mas sim em automóveis anteriores. A propósito, existem excelentes falantes de 6,5" destas marcas; vale a pena verificar se cabem, pois a qualidade é realmente superior.

Os tweeters têm a medida interna de 1 polegada e externa de 4 centímetros, também parece ser um padrão.

Os encaixes nas colunas e portas são muito fáceis de retirar. Em tese a troca dos alto-falantes pode ser feita por qualquer pessoa com um mínimo de conhecimento em som, e armada de um ferro de soldar.

Dito tudo isso, e considerando que sou "chato" em relação a qualidade de som, devo dizer que não mexi na instalação original, nem pretendo fazê-lo tão cedo, pois considero-a suficiente para uso casual.

Para a galerinha que gosta de incomodar o sossego público, há bom espaço para instalar módulo e subwoofer na traseira. Dizem que um sub de 12" embutido num dos lados já fica excelente. O player original Clarion possui saídas RCA, pode-se aproveitá-lo num som "bombado" se o orçamento estiver apertado.

Recursos do Clarion CX609

Para as operações triviais, como mexer no volume ou avançar música, a ergonomia do aparelho é suficiente, os comandos no volante nem fazem falta.

Por outro lado, o acesso aos recursos avançados é bastante complicada, praticamente impossível de destrinchar sem o auxílio do manual de instruções (que também é pessimamente redigido). Sou engenheiro e sofri bastante; fico imaginando como se sairia uma pessoa sem background técnico... Não entendo porque aparelhos desse gênero são tão pouco amigáveis com o usuário.

O aparelho tem uns recursos que parecem interessantes e vêm ativados por padrão: reforço de graves e "melhoramento" de música em MP3. Na prática, só tornam o som mais artificial e irritante (mas muita gente associa estridência a qualidade e nitidez, e percebem a música como "melhorada" mesmo). Desnecessário dizer que desativei todos eles meia hora depois de tirar o carro da loja.

Um recurso em particular é bem-vindo e útil: o equalizador paramétrico. Apesar do acesso ser (surpresa!) pouco amigável, ele realmente ajuda a compensar as limitações dos alto-falantes, e ajustar o timbre a seu gosto pessoal, e sem introduzir distorções.

Bluetooth

Eu era duplamente cético em relação a Bluetooth no carro: não acreditava que funcionaria, nem que seria compatível com meu celular (um HTC Desire, baseado no sistema Android). Mas funciona!

O pareamento do Clarion com o celular é complicado de achar e fazer; sempre o problema da interface pouco amigável. Uma vez feito isto, basta entrar com o celular no carro que os aparelhos conectam-se automaticamente. Vários celulares podem ser pareados com o mesmo player.

Duas funções do celular passam para o player: falar ao celular (handsfree), e ouvir música. Se você tiver uma coleção de músicas no celular (talvez ouça no trabalho, ou ao caminhar etc.) pode executá-la também dentro do automóvel.

É possível até discar via player, mas (pra variar) é uma operação meio complicada. Mais fácil parar e discar pelo próprio celular.

32 comentários:

  1. ola Boni , tudo bem ?
    poderia me ajudar , estou tentando a muito tempo ativar , parear o meu celular com o bluetooth do meu pajero TR4 e nao consigo poderia me ajudar ?
    valeu marcelo
    mpeesilva@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Eu consegui parear o meu, mas realmente a instrução do manual é confusa, e o painel mais ainda. Acho que dei sorte conseguindo parear o meu.

    Infelizmente, só conseguiria te ajudar vendo isso ao vivo na prática. Me diga o modelo do seu celular, se eu tiver um parecido aqui posso tentar parear e ver se tem alguma pegadinha.

    ResponderExcluir
  3. Olá Boni, Consegui parear um Nokia E71 e um MP3 player da Sony com o rádio. Note que o pareamento do Clarion do TR4 possui duas formas: Modo Waiting e Searching (Esperando ou Procurando um dispositivo externo). Vale testar os dois modos já que apenas um deles, que eu não me lembro qual, rodou 100% com meus dispositivos...

    Tenho uma pergunta para você sobre os falantes da TR4. Talvez você tenha uma dica sobre o assunto.

    Como é que retiro as molduras sobre os falantes nas portas dianteiras e nas colunas traseiras? É só forçar com carinho usando uma chave de fenda fina? Depois disso é fácil retirar os falantes ou seria preciso retirar a forração das portas?

    Horácio.

    ResponderExcluir
  4. Eu tirei os painéis plásticos. Soltam fácil. Por trás deles, estão os alto-falantes, que são fixados de forma mais sólida (na lata por trás do plástico). Tirei todos (porta, traseira e twitter) para inspecionar e medir, já que o upgrade dos alto-falantes é algo que "um belo dia" pretendo fazer.

    Primeiro também tentei tirar as tampas com chave de fenda mas vi logo que não saíam fácil, e me parece que não são feitas mesmo para sair.

    ResponderExcluir
  5. Boni, você me deixou preocupado... Se eu entendi corretamente suas palavras, preciso retirar o forro lateral das portas dianteiras para trocar os falantes? Fiquei de cabelos em pé.
    Tive um Megane Renault (última geração) e decidi trocar os falantes das quatro portas. Nas portas dianteiras foi moleza, mas os das portas traseiras... Tive que retirar a lateral toda, o mecanismo do vidro elétrico era preso a parte interna da peça, chicotes elétricos e mecânicos, etc. E para encaixar novamente o painel perfeitamente foi uma M!@#$. Precisava ir deslizando e encaixando para não quebrar nada. O que “salvou a pátria” foi ter achado num site francês varias fotos que mostravam detalhes (da versão vendida por lá). Os falantes que instalei foram Pioneer que foram junto com o carro na venda. Nem me atrevi a reinstalar os originais pela trabalheira que ia me dar.
    Mas voltando ao TR4, você conseguiu acessar facilmente os falantes dianteiros? Alguma sugestão para a compra? Acho que um coaxial com 60w de potencia deve atender bem, o quê você acha disso?

    Tenho outras perguntas, que você pode editar a vontade ou até mesmo abrir outro tópico.

    Tenho uma dúvida sobre a luz de advertência do Motor/Sistema de Injeção. Aquele ícone de um motor em amarelo. No meu veiculo ao girar a chave e ligar a ignição, sem dar partida, o indicador acende e fica acesso até dar a partida. Após o motor entrar em funcionamento ela apaga de imediato. Entretanto, segundo o manual, ela deveria apagar alguns segundos após ligar apenas a ignição. Como funciona no seu carro?

    Os faróis da TR4 são de dupla parábola, herdados do Airtrek. Mas o farol alto funciona com o baixo apagado (Exceto no lampejo). Todos os meus veículos que tive, e com faróis de dupla parábola, mantinham o farol baixo acesso ao acionar o alto. Você sabe como funcionavam no Airtrek? Para mim parece que mantiveram a fiação, e lógica de controle, da versão anterior da TR4 que usava lâmpadas de duplo filamento. Faróis com lâmpadas de duplo filamento podem sofrer danos se ambos estiverem acessos por longo tempo, mas acho que isso não ocorre nos faróis atuais com dupla parábola. O que você sabe sobre o assunto?
    E, obrigado pelas respostas anteriores.

    Horácio.

    ResponderExcluir
  6. Pelo que eu vi, é fácil tirar apenas parcialmente o painel (a parte de baixo das portas), dessoldar o fio do alto-falante velho, trocar o falante e soldar de novo. Não precisa tirar tudão, afinal o fio já está lá e provavelmente você não vai querer cortar lata para colocar um alto-falante maior que o padrão.

    Recomendar alto-falante é uma coisa complicada, porque o gosto do timbre é muito particular. Pessoalmente gosto de Bravox e Fosgate. Tente encontrar um que seja de 6.5" mas caiba no local. Qualquer alto-falante que preste terá potência suficiente (60W, 100W), não se preocupe com isto.

    O maior "problema" do Fosgate é que ele é concebido para usar com módulo. Aguenta 200W mas se injetar os 25W do aparelho original vai ficar meio baixo. A qualidade pelo menos vai ser boa. O alto-falante Bravox em geral rende mais em termos de volume, dada a potência do CD player original.

    É quase impossível um alto-falante queimar por ser "fraco", o que acontece é queimar o tweeter porque o *som* é fraco, aí você pôe o volume no talo e isso gera um monte de distorção, que é de alta frequencia e vai toda pro tweeter...

    Que eu saiba aquela luz da injeção só apaga quando o motor é realmente ligado, em qualquer carro e modelo, inclusive na minha TR4. Afinal, a ECU só tem como diagnosticar um motor em funcionamento. Mancada de tradução do manual?

    Também estranhei a "lógica" dos farois da TR4. Acabo ligando os faróis de neblina em conjunto com a luz alta. Não sei detalhes sobre como este controle funciona (eletrônica, relés) nem como modificá-los.

    ResponderExcluir
  7. Boni, novamente obrigado por sua atenção.

    Concordo contigo, a descrição do funcionamento da luz de alerta deve estar errada no manual.

    Perdoe-me por tocar na mesma tecla, mas como o meu (ou minha?) TR4 ainda é “virgem” fico com medo de forçar algo e acabar fazendo M... e ter que conviver com algo trincado e pior, com aqueles “grilos” dentro do veiculo. Então vamos lá.

    Realmente estou “seco” para trocar os falantes. O som no geral é bastante razoável, e como você já mencionou no seu Blog, muito em função do ótimo Clarion. Mas percebi que ouvindo perto dos falantes, fica claro que eles são bem fraquinhos...

    Você quis dizer afastar um pouco o painel lateral da porta sem soltado completamente?

    O painel da Porta dianteira é inteiriço. Você soltou quais parafusos? Tem algum “escondido” que só descobrimos ao quebrar um bendito suporte?

    Já o painel traseiro (onde a moldura está montada) é de encaixe mesmo? É só ir forçando pelas laterais que ele “pula” para fora?

    A essa altura você já deve ter percebido meus temores... Já fiz “besteiras” no passado e aprendi que humildade para perguntar pode economizar um monte de aspirinas...

    Horácio.

    ResponderExcluir
  8. Pelo que vi só tem um parafuso, bem óbvio, naquele pequeno "buraco" de plástico, logo atrás das teclas do vidro elétrico. O da coluna dianteira (twitter) e traseira é puro encaixe.

    Desta vez eu só verifiquei. Quando eu escrevi o post eu realmente tinha tirado o tal parafuso e soltado todo o painel, para verificar e medir o alto-falante (só faltou trocar, devia ter aproveitado), e foi tranqüilo.

    ResponderExcluir
  9. Olá, Boni.

    Cara, vc conseguiu retirar o aparelho de som?
    Como vc deve perceber, não tem microfone embutido e o mic do telefone não capta a voz tão bem quanto um microfone próprio, posicionado no quebra sol.
    Vi que atras do aparelho há uma entrada para microfone e pretendo conecta-lo ali.
    Outra solução é usar um mcrofone bluetooth.

    Não quis forçar a retirada do aprelho com medo de ter alguma trava e quebrar algo.

    Alguma luz?

    Pedro

    ResponderExcluir
  10. @Mandrake, não retirei. Note que eu não substituí o som original. Só fiz alguma "cirurgia exploratória" para ver qual seria a dificuldade de trocar os alto-falantes. Nem cogitei em trocar o player. Certamente um instalador experiente pode lhe dizer como retirar (se bobear acha na Internet, talvez seja aé um padrão).

    ResponderExcluir
  11. @Mandrake:
    Kra, troquei meu som original por uma central multimidia. Ficou excelente, uma vez que o som original já vem com alguns recursos que são de utilidade na central.
    Para tirar o som, tira-se a moldura "prateada / cinza" que envolve as saídas de ar e o aparelho.
    Caso queira, posso te mandar o manual de instalação para que você veja como faz.
    Abraço

    Thiago

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, boa noite.

      Gostaria de receber este manual de instalacao de central multimedia.

      Att

      Excluir
  12. Primeiramente , parabens pelo blog.
    Estou tendo sérias dificuldades para parear o meu telefone com o som, tenho um iPhone 3G ... e n consigo parear nem a pau ...
    teria um passo a passo ?

    ResponderExcluir
  13. Não, apenas segui o manual. Vou tentar parear outro telefone qualquer dia desses e postar um passo-a-passo.

    ResponderExcluir
  14. adquiri este mês um tr4 mod 2012, que possui o mesmo tipo de som, minha dúvida é a seguinte: será que com a troca dos falantes terei um resposta melhor nos graves ?? digo isso pois foi a maior deficiência que encontrei no som original, é lógico que os medios é agudos não são um primor, mas da pro gasto. porém o som fica sem presença de frequencias baixas e minha dúvida persiste se com a troca dos falantes por outros de melhor qualidade resolveriam parcialmente essa deficiência ou se é um problema de acústica em relação a fixação dos falantes ????? digo isso pois trabalho com uma ranger 2006 xlt, e a qualidade do som original dela é show, e acredito que os falantes não sejam nada de muito superior aos da tr4. se alguem puder passar alguma dica agradeço, pois estou com a ideia de no caso instalar um subwoofer e tentar dar uma melhorada !!

    grato

    marcelo

    ResponderExcluir
  15. Como parear um Blackberry 8520 via bluetooth no som original do Pajero TR4 modelo Clarion CX609? Alguem pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  16. Tem um video ótimo sobre isso:

    http://www.youtube.com/watch?v=ZTLwIWkImjo

    ResponderExcluir
  17. Por acaso quem fez o vídeo fui eu :)

    ResponderExcluir
  18. Olá gostaria de uma dica referente a parear o Bluetooth no Clarion cx609 com o Celular Galaxy mini Sansung, seguindo o manual e o tutorial não consugui, quando eu tinha um outro celular no caso um Nokia funcionava perfeito aquela luz do painel do radio que ficava piscando procurando o celular nao esta mais piscando vc tem ideia como faço para ativalo pois ja esta na posição on tanto para idenfificar como a ativação automaica
    ou sera que ela não pisca se não tiver um celular ativo na menoria pois eu deletei o que la estava anteriormente a esse novo
    grato

    ResponderExcluir
  19. Muito bom o vídeo no youtube!

    ResponderExcluir
  20. Olá pessoal,
    Coloquei um sw desses que já vem amplificados e o resultado ficou muito bom. Ele preenche bem o som. Claro que nao serve para nenhuma disputa de som automotivo, mas para mim que quero apenas uma maior qualidade de som dentro do veiculo e sem muto volume o resultado é bem satisfatório. Prestem bem atenção na hora da instalação para que o instalador nao inutilize um dos canais (traseiro ou dianteiro) com o sw. A saída rca fica encoberta por uma capa e nao no corpo do aparelho. Meu instalador quase fez essa coisa magnifica! Tive que para-lo com o alicate em punho para cortar o fio... Rsss Ele deve ligar na saída rca traseira, nao dianteira. Depois voce deve mudar a configuração de rear para subwoofer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual dos fios rca utilizou pra o subwoofer? Cinza ou lilás?

      Excluir
  21. Boni, primeiramente parabéns pelo blog. Sou um recente comprador de um TR4 zero, na cor branca 4x4 automática com previsão de entrega na próxima semana. Pelo que li na internet, porém esqueci de perguntar a vendedora é que este veículo já vem com central multimidia clarion... Vc conhece esse som? No aguardo, Davydson.

    ResponderExcluir
  22. pessoal meu nome é jrfaria , queria comprar um central miltimidia para minha tr42010 , alguma sugestao , meu email é jrfaria@interkava.com
    grande abracos na galera tr4

    ResponderExcluir
  23. alguem poderia me dizer se os veiculos de vcs tem um subwolf embaixo do banco do motorista?

    ResponderExcluir
  24. boa noite!
    alguem poderia me informar se o veiculos de vcs tem um subwolf embaixo do banco do motorista, por incrivel que pareças todos que conversei desconhece, o meu tem e é mmc

    ResponderExcluir
  25. Boa tarde!
    Primeiramente, parabens pelo blog, muito util e bem bolado!

    Estou pegando uma TR4 completa e a Mitsubishi quer me cobrar 1800 reais so para instalar o GPS na central multimidia que vem com o carro.
    Eu achei mto caro.
    Gostaria de saber se existe jeito de puxar esse programa de GPS da internet e instalar ou se existe algum crack para isso.
    Obrigado
    Cid

    ResponderExcluir
  26. Boni, boa noite.

    Você sabe dizer se os demais sistemas da Clarion que equipam outros carros da Mitsubishi, como NX700B (Lancer) e VX709B (Outlander), são compatíveis com a Pajero TR4? Pergunto isso, pois pelo o que pesquisei na internet, estes modelos contam com suporte a GPS, câmera de ré e sensor de estacionamento.

    Visitei algumas lojas em São Paulo e os vendedores sugeriram trocar o Clarion CX609 para um sistema da Caska. Como não conheço essa marca, gostaria de optar por continuar com sistema da Clarion.

    Obrigado e bom final de ano.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  27. Caro..este aparelho 609 nao vem mesmo com microfone?abco

    ResponderExcluir
  28. COMO FAÇO PARA AJEITAR MEU SOM POIS AS TECLAS NÃO FUNCIONA?

    ResponderExcluir
  29. Nada acontece quando as teclas são pressionadas. Ja segui as orientações do manual e nada acontece. Alguém pode me ajudar? Cris

    ResponderExcluir
  30. Tenho uma TR4 2006 o som é radio/CD blaupunkt.
    alguem teria o manual deste som?

    ResponderExcluir