As montadoras até tentam lançar uns automóveis com cores interessantes, mas por enquanto a monotonia do prata/preto continua imperando no Brasil. Reparei hoje no noticiário a respeito dos engarrafamentos do feriadão, e o que se via era um mar de automóveis prata e preto, com um e outro vermelho-bordô perdido lá no meio.
Uma das razões mais alegadas para esta escolha é o tal do "valor de revenda". Uma cor neutra é realmente mais fácil de revender, embora eu ache muito besta comprar um carro já pensando em vendê-lo, e deixar de levar uma cor do seu agrado por conta disso! Mas enfim, o mercado automotivo brasileiro tem esta característica, única no mundo, de valorizar muito os carros usados.
Considerando as cores neutras (branco, cinza, prata e preto) a cor prata acaba sendo a predileta por diversos motivos: metálica, resistente, a sujeira aparece menos, não tem as conotações de "taxi" do branco nem a de "rabecão" do preto. Além disso, moramos num país tropical; cinzas mais escuros e pretos significam mais calor.
Pois bem, considerando de 2006 para cá, a Pajero TR4 existiu em pelo menos quatro versões de prata: evolution, tecno, satélite e hematita. E não é trivial descobrir qual a cor da sua -- o que é necessário saber na hora de comprar um item qualquer no "aftermarket", como capa de pneu ou friso lateral.
Neste momento, o site da MIT Brasil mostra que a TR4 2011 sai em duas versões de prata: satélite (bem clara) e hematita (puxa mais para cinza).
Mas o site está desatualizado. A coleção de cores 2011 da TR4 é diferente de 2010. Por exemplo, está disponível um vermelho-vivo, de que muita gente se agrada, mas não aparece no site. UPDATE: em 11 de maio, o site foi finalmente atualizado. Como opções do modelo 2011/2012 aparecem o prata tecno e o prata rhodium, além do vermelho-vivo citado.
Minha TR4 consta na nota fiscal como "prata tecno". Consultar a nota foi o único jeito de descobrir com razoável grau de certeza que sabor de prata era afinal a viatura! Não se acha informação confiável sobre cores da MIT em lugar nenhum.
Parece que a prata hematita continua disponível na paleta de cores 2011. Já a "prata evolution" foi um tom anterior à reformulação estética da TR4; é encontrável em automóveis 2009 ou mais antigos.
Foi o que consegui inferir até agora. E tomara que esteja certo, pois encomendei uma capa de estepe na cor do carro :) UPDATE: sim, estava certo.
E o tal do prata "Hodion"?
A vendedora da capa de estepe pediu o código da cor constante na plaqueta de identificação, aquela que fica no compartimento do motor. Segundo ela, as TR4 2011 possuem uma nova cor de prata (Hodion).
Com isto, teríamos não quatro, mas cinco tipos diferentes de prata!
Mas este "novo" tipo de prata não aparece em lugar nenhum. Estou achando que a moça ouviu alguém falar "Rhodium" com aquela pronúncia carioca (H no lugar do R) e escreveu o nome exatamente como ouviu.
Continuam sendo, portanto, apenas quatro tipos de prata :)
Kra,
ResponderExcluira minha é branca e sou apaixonado por ela!
Urso Polar!
Abraço
haha pronúncia carioca no R no início da palavra? o R pronunciado como o H (do inglês e do alemão, por exemplo) no início da palavra é padrão no português brasileiro, fera!
ResponderExcluirSim, existe um Prata RODHIUM, cujo o código da cor é: "A04". No entanto, só vi, ate hoje, no modelo 2013.
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