quarta-feira, 11 de maio de 2011

A grande encrenca: pneus para TR4

Talvez a maior limitação da Pajero TR4 enquanto jipe seja a questão dos "pés de borracha".

As opções de pneus para a TR4 são limitadas de duas formas: 

a) tamanho pouco usual do pneu/aro original, e conseqüente escassez de modelos no mercado. Este problema foi agravado pela adoção do aro 17.

b) espaço limitado para pneus maiores.

O problema (b) é mais grave, pois é uma limitação absoluta, por assim dizer. Fiz umas fotos para ilustrar exatamente onde o bicho pega.

A primeira foto foi tirada pelo lado de dentro do pneu dianteiro. Podemos ver que o pneu passa perto do amortecedor. Mas não é apenas perto, é muito perto, não cabe um dedo entre o pneu e o amortecedor ali.  


Quando a roda esterça, ela "gira" em torno do amortecedor, o que evita que arraste enquanto faz uma curva. Mas é uma dança que exige que todos os componentes estejam no lugar esperado, para dar certo.

Assim, pneus mais largos que 225 serão difíceis de adaptar.

A segunda foto também foi tirada pelo lado de dentro do pneu dianteiro, mas um pouco mais alto, de mostrar o outro limitador do tamanho do pneu: o prato da mola.


Conforme pode ser visto, fica tão perto do pneu quanto o amortecedor, mas pelo lado de cima. Além da limitação na largura, o diâmetro também não pode ir muito além do original.

O diâmetro também é limitado (de forma menos dramática) pela lataria, conforme as duas fotos a seguir mostram:




As limitações impostas pela lataria podem ser mais facilmente removidas com algum trabalho de funilaria, e removendo o para-lamas.


As coisas são bem mais simples na suspensão traseira. O componente mais próximo do pneu (4 dedos) é a lataria do pára-lamas. Os componentes da suspensão estão bastante distantes do pneu/aro e não há esterçamento. Assim, qualquer pneu que se consiga adaptar na dianteira, também caberá na traseira com pouquíssimo ou nenhum esforço.


Embora não tenha sido mostrado nas fotos, a parte externa do pneu está rente com a carroceria. Maior largura implicaria em pneu protuberando, o que é, a rigor, proibido pela lei de trânsito e sujeito a apreensão do veículo. Você pode tentar contar com a sorte ou tolerância da polícia, se o excesso for moderado. (Tive uma S10, na qual troquei os pneus 235 para 255, que ficavam bem para fora e davam uma aparência de dragster à picape. Exceto por um técnico do INMETRO, ninguém nunca falou nada dos pneus, e eu era parado em todas as blitzes pelas quais passava -- isso já acontecia antes da troca dos pneus; por algum motivo picapes são "automaticamente suspeitas".)

Há soluções mais simples. Uma delas é simplesmente conformar-se com o pneu ATR original. Ele não é de todo mau. Na areia, ele é comprovadamente melhor que um "lameiro". Pode-se ainda diminuir a pressão do pneu num trecho ruim. Se você também precisa rodar no asfalto, saiba que os pneus MUD são muito ruins na chuva.

A outra solução aparentemente simples é usar um pneu lameiro do mesmo tamanho. O problema é que não existe tal pneu. A própria Pirelli oferece um Scorpion MUD (da mesma linha do ATR), mas o menor tamanho disponível no Brasil é 235/85R16.

Das demais marcas, o que se encontra neste tamanho é pneu all-terrain. O mais agressivo que encontrei foi este Yokohama. Quando eu for trocar os pneus, vou pensar seriamente nele.

Outra saída é adotar o aro 16, utilizado na TR4 até 2009. A medida do pneu era 225/70 R16. É menos bonito e há o custo de trocar os aros. Também não encontrei uma opção de pneu MUD para esta medida exata, mas talvez haja.

Uma outra forma é recapar um pneu ATR com desenho de MUD. Muita gente tem feito isso. Já que o pneu MUD não existe do tamanho desejado, fabriquemos um! Se a recapagem gastar, fazemos outra!

Eu tenho sérias desconfianças a respeito da qualidade de pneus recapados. Com toda a certeza eles não vão durar nem a metade de um original. É válido para uma viatura que roda pouco em geral, e menos ainda na cidade.

Mas eu quero um pneu maior!

Se você está decidido a instalar um pneu MUD na TR4, terá de fazer mudanças na suspensão e instalar espaçadores nos pneus.

Espaçador é uma peça metálica que fica entre o aro e o cubo da roda, deslocando o aro para fora. Naturalmente, usam-se parafusos mais longos para fixar a roda.

O espaçador é uma solução simples e barata para instalar um pneu mais largo (desde que não seja mais alto). Como toda solução simples e barata, ela tem diversas desvantagens: altera a geometrica, deixa a roda para fora da carroceria, e torna o conjunto menos resistente. É uma opção que eu adotaria apenas se o uso majoritário fosse off-road e baixa velocidade. Para um automóvel de uso majoritariamente familiar e em cidade, como é o meu, não arrisco.

Se o pneu for mais alto além de mais largo (como é provável que um MUD seja), também será preciso mexer na suspensão. A solução mais simples é o famoso "lift" -- levantar a suspensão, de modo a afastar o pneu das peças exibidas nas primeiras duas fotos.


O "lift" traz outra vantagem: aumenta a distância do chão, aumentando a competência geral do carro em trilha. É quase uma necessidade para que a TR4 enfrente trilhas mais complicadas, mesmo sem trocar os pneus.


Como deve ser óbvio, um lift altera muito o jeitão do carro, talvez tornando-o muito mais instável em estrada.

Dadas as diversas limitações da TR4, instalar um pneu maior exigirá todas as mudanças citadas: lift, espaçador, remoção dos pára-lamas e pequenas mudanças na carroceria para o pneu não "pegar" na lata, em particular quando esterçado.

Outras conseqüências

A adoção de um pneu maior/mais largo terá outros efeitos colaterais, que devem ser levados em conta:

a) o consumo aumentará bastante;

b) a suspensão e direção sofrerão desgaste prematuro;

c) como foi dito, o carro provavelmente ficará menos estável, embora a aderência maior possa compensar isto em parte.

d) o velocímetro ficará desregulado, pois cada volta do pneu percorre uma distância maior.

Além disso, deve-se levar em conta que a aderência de um pneu é o "fusível" do sistema de transmissão. Há diversos componentes relativamente fracos: junta homocinética, eixo cardã, caixa de mudanças etc. que poderiam quebrar por excesso de torque, mas não quebram porque o pneu patina antes.

Mas um pneu mais aderente não patina, aí talvez o torque ultrapasse a capacidade de outro componente. A solução simples para evitar quebras ou falhas prematuras é maneirar no pé direito.

Conclusão

A adoção de pneus mais agressivos numa Pajero TR4 é consideravelmente mais difícil que em outros jipes, mas é possível, desde que se aceite as conseqüências.

A proposta original da TR4 é ser um carro razoavelmente bom na cidade e no asfalto. Esta expectativa deve ser "esquecida" ao se fazer as modificações necessárias para acomodar um pneu MUD.

50 comentários:

  1. Muito interessante essa sua avaliação. Gostaria só de acrescentar a minha experiência na utilização do pneu BF-Goodrich All Terrain 225/75/R16 na minha Pajero TR4 2006. Bom de asfalto, não fazendo o barulho comum dos MUD, bom de areia, cascalho e não faz feio em terrenos enlameados. As TR4 por serem mais baixa tendem a "enganchar" nas trilhas feitas pelos pneus mais largos de outros carros offroad, Troller e Pick-ups por exemplo.

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  2. Olá, estou muito interessado em colocar um BF-Goodrich All Terrain na minha TR4 2008. Foi necessária alguma adaptação? Como troca de buchas ou suspensão?
    Onde comprou e quanto pagou? Estou avaliando a possibilidade de comprar no Uruguay, ouvi dizer que por lá é muito mais barato e vale muito a pena.

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  3. Creio que o problema se encontra nos modelos depois de 2010. Minha Pajero é 2009 e o conjunto não tem apresentado problemas. Abs

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  4. Paulo Sergio G Costa, sou proprietário rural e tenho uma TR4 2009, concordo com o postado, acho estranho a Mit não deixar alternativas boas para pneus, na minha acabeu colocando o BF Goodrich T/A que é sensancional mas esbarra um pouco se esterçar muito, mais para a esquerda mas não dá problema algum . Não perca tempo com Yokohama, pirelli scorpion e coisas do genero, apenas razoaveis para terra e inutil no barro. Lamentavelmente a situação piorou no modelo novo com este inacreditável aro 17, pena, pois o conjunto suspensão traçao do TR4 é seu ponto forte mas parece que a maioria dos usuarios compra para enfrentar asfalto com meio centimetro de barro e sequer sabe o que é um atoleiro ou um carro descendo morro de lado com serio risco de capotamento e queda em principicios.

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  5. Não dá pra entender a Mit ter atualizado a TR4 2011/12 sem considerar que a nova versão eliminou a opção de montar pneus offroad, em um carro que foi projetado e promovido para uso offroad.
    Alguém saberia informar se a BF ou outros fabricantes de pneus pretendem disponibilizar pneus tipo AT ou Mud para o aro 17 nas medidas da TR4 ? Eu consideraria impeditivo comprar uma modelo 2011/12 sem a opção de pneus adequados à proposta do carro.

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  6. Boa noite pessoal. Tenho uma tr4 2008. Acabode vir da loja de pneus. Testei os Bf A/T 225/75 de uma lado e 235/70 do outro. Ambos pegam e bem na lataria interna do para-lamas quando em curso máximo de extersão. O que é relativamente comum em balizas e até em situações de barro. A solução mais coerente é realmente tentar utilizar espaçadores ou mexer na lataria interna (dor de cabeça!!!). Indiscutível asuperioridade dos all terrain BF sobre os outros mistos!!! Porém, tenho pesquisado muito para solucionar esse nosso problema. Há pneus mais novos no mercado na medida 225/70, da toyo, e o geolander da yokohama por exemplo que apresentam desenho pouco mais promissor que os scorpion ATR (na minha opinião fraquíssimo na lama - sem condições - o danado em situações de barro intermediário vira um slick, devido ao pequeníssimo espaço dos sulcos. Por eanquanto é isso, vamos nos virando com o que temos! Conheço alguns amigos que fizeram o lift e o espaçamento. Não tiveram problemas até então, no entanto, temos de saber que sempre que mudamos as configurações da viatura, elas pode apresentar defeitos mais precocemente e abreviar manutenções (nada baratas da mitsubishi).
    Um grande abraço,
    sem alguém tiver mais alguma nova aguardo ansiosamente, pois já está na hora de dar calçados novos para minha menina e realmente não queria mais esses scorpions!

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  7. Olá Pessoal,
    Eu tenho uma TR4 e consegui pneu mud agressivo remold que não pega em nada. Este conjunto de pneus tem com roda de ferro com furação para TR4.
    Também tenho um jogo de rodas originais de liga leve para TR4.
    Estou vendendo esses conjuntos.
    Tenho calços de "nylon" de 5cm para suspender a TR4.
    Minha TR4 estava preparada para competições.
    Todo este equipamento está com pouco uso.
    Se alguém estiver interessado entre em contato através de meu e-mail: nadiasaadsp@yahoo.com.br

    Muito obrigada e até breve,
    Nadia.

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  8. Olá Pessoal,
    Eu tenho uma TR4 e consegui pneu mud agressivo remold que não pega em nada. Este conjunto de pneus tem com roda de ferro com furação para TR4.
    Também tenho um jogo de rodas originais de liga leve para TR4.
    Estou vendendo esses conjuntos.
    Tenho calços de "nylon" de 5cm para suspender a TR4.
    Minha TR4 estava preparada para competições.
    Todo este equipamento está com pouco uso.
    Se alguém estiver interessado entre em contato através de meu e-mail: nadiasaadsp@yahoo.com.br

    Muito obrigada e até breve,
    Nadia.

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  9. Olá Pessoal,
    Eu tenho uma TR4 preparada para competições.
    Como não estou competindo mais, pretendo vender alguns itens:
    - 4 rodas de liga leve originais da TR4;
    - 4 Pneus remold mud agressivo com rodas de ferro adaptadas para TR4. (super bem adaptados)
    - 4 calços de nylon de 5 cm de altura para levantar a suspensão de TR4.
    Quem estiver interessado entre em contato pelo meu e-mail: nadiasaadsp@yahoo.com.br

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  10. Olá Nadia, quanto custam esses ccalços de nylon? atendimento@misaelcarvalho.com

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  11. Boa noite! Saudações!É legal saber deste site, colocar em pauta dúvidas e tentativas de melhoramento para esse tipo de veículo. As mudanças nem sempre são viáveis, gastam peças mais rápidas e permitem a falta de segurança ser elevada. Cuidado! "Suspensão é tornozelo, pneu é solado." Compare custo antes e depois, seu ganho é apenas estético. Sua vida pode mudar em uma curva ou na conta do banco.

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  12. Boa Noite amigos...
    Tenho uma TR4 04 e coloquei os BF mixto. Como levantei ela em 8 cm, ao esterçar, ela pega na parte interna.
    Não coloquei espaçador pois utilizo muito em viagens. Faço trilhas leves e médias e tirando esse probleminha, o carro é muito bom!
    Abraço,

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  13. Ruimar Nascimento

    Já li este blog por duas vezes e comprei uma TR4 2009 e estou indeciso em usar PNEU 235 ou colocar espaçadores e colocar Pneus mais altos como uma que tem aqui em ARACAJU com 245 e ficou bem robusta e bonita e meu perfil é mais familia do que trilha!

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  14. Olá Amigo, tenho uma TR4 2005 e passei pelo mesmo problema... tem algumas soluções para pneu lameiro, de uma olhada no meu post... Coloquei pneu BF Goodrich 225/75 16, mas trocando a roda cabe muita coisa.. .

    http://coisasdocata.com.br/?p=281

    Boa sorte!

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  15. Bem, eu estava pretendendo comprar uma mit tr4 mas nem vou mais, troquei de idéia ao ler esses comentários negativos. Tenho um jipe suzuki e ficarei com ele, adoro.

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  16. Dúvida: posso colocar os aros 17 da TR4 20111/2012 na TR4 2004? Obrigado! (thiagosaleitao@gmail.com)

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  17. Outra dúvida:

    Alguém sabe o que fazer para que não roubem o estepe ??
    Já me levaram um com cabo de aço de 25 mm prendendo....
    Obrigado(danilonegrini@yahoo.com.br)

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    1. Infelizmente, não adianta cabo, chave ou mesmo o kit anti-furto. Um revendedor de pneus disse que os bandidos se especializam em todos os tipos. O melhor a fazer, ao meu ver, é pôr usar todos os cadeados, usar capa para ocultar se o estepe é novo, pneu novo (mais atrativos) e pôr sempre que possível no estacionamento. Pagar R$ 2700 por um estepe novo não compensa!

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  18. Uma pergunta: O Lift de 5 cm tem que mudar mola e amortecedor?

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  19. Tenho uma Tr4 2010 ela vem com pneu original 225 65 R17 estou afim de montar um 235 65 R17 sera que da problema???

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  20. Tenho uma Tr4 2010 estou querendo colocar pneus 235 65 R17 no lugar dos originais 225 65 R17 alguem ai ja montou ?? sera que da problema???

    obrigado

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    1. Amigo chegou a montar esse pneu ? Também estou c/ essa ideia.

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    2. Pessoal, se alguém montou me conte tb! Pelas fotos quase dá pra apostar que não pega mas e a coragem pra trocar? :D

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    3. Se alguem montou esse pneu na tr4 me conte que tb estou louco pra fazer isso mas ta faltando coragem :)

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  21. Tenho BF MUDs 225 70 16 com rodas originals na minha tr4 2006. A troca foi plug and play. Sem qq adaptacao. Abs.

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  22. Ólá!! alguém poderia me tirar umas dúvidas??
    Tenho uma pajero tr4 2005, quando comprei foi pq gostei do carro e nem fiquei olhando para os pneus.
    Acontece que sempre que esterço tudo para manobra o pneu que é 2357016 pega não sei onde. Agora vou trocar os penus, será que terei problema na medida 2257516, um pneu que gostei.
    Eu tive que trocar uma tal peça ...dois braços da direção que estavam totalmente folgados... seria pelo motivo da medida não apropriada dos penus??? terei que adaptar algo para colocar o 2257516???

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    1. ola cara coloca o pneu da medida original 225/70r16 q nao pega em nada

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  23. para inicio de conversa o JEEPINHO é excelente em tudo,estruturalmente é bem dimensionado,suas vigas e longarinas
    reforçando sempre a segurança do carro,quanto ao pneu e rodas dimensão ideal,este negocio de inventar a roda a essa latitude é pura orelhada,o carro como um todo foi submetido a vários testes de performance tanto em bancada como em pista de testes assim foi projeto,agora usar dedos como medida é completamente anti-técnico(no mínimo um paquímetro,micrômetros para medidas internas e externas),vale antes de comprar qualquer carro fazer todos análises para não haver decepções.
    et. tenho um TR4 2011 MECANICO 4X4 MUITO BOM e ponto

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  25. Boa noite, amigos pajero, tenho una tr4 2009 e os pneus são originais. Quero trocá- los
    Por um tipo lameiro, uma vez que lido em trilha de barro, qual o melhor pneus que evo comprar, sem ter que precisar mexer na estrutura do carro. Muito obrigado Nicácio

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    1. Nicacio, tenho a mesma pretensão que vc quanto à substituição dos pneus sem mexer na estrutura da minha tr4 2007, se souber de alguma coisa, gentileza enviar para: georgealexborges@gmail.com. Grato.

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    2. aqui nos usamos na TR4 2008 os pneus 225/75R16 da Kumho Road Venture AT otimo pneu , otimo preço, e não raspa em nada..ficou perfeito

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  26. Boa tarde galera, tenho uma TR4 2009 com lift de 2 e estou usando pneus MAXXIX 771 na medida 245/70 R16, raspa um pouco no interior dos para lamas dianteiros quando viro todo o volante, não é um MUD mas vale a pena, a viatura ficou show, ótimo pneu tanto no asfalto como na trilha. Recomendo.

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  27. amigos, coloquei um Maxxis 235/70/16 na minha TR4 2005, ficou muito bom, não esta encostando em nada.

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  28. Olá amigos, boa noite!
    Tenho um TR4 2006 e utilizo de vez em quando em estradas de terra e areia. Coloquei pneus PIRELLI 215/80R16 107R Scorpion ATR. Ficou mais alto uns 5 cm, não se nota grande diferença na estabilidade em asfalto, anda muito bem em terrenos ruins e o melhor de tudo é bem mais barato. Custaram R$480,00 cada um em nov/2012... A... não pega em nada !.

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  29. Coloquei Pirelli 215/80R16 107R Scorpion ATR e ficou ótimo. 5 cm mais alto, sem mexidas na suspensão, não pega em lugar nenhum e funcionam muito bem, além de serem mais baratos ( R$480,00) cada um. Andam muito bem em terrenos sem calçamento.

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  30. Amigo de que região vc é? to precisando trocar os pneus da TR, porém os originais (205/70/16 ATR Scorpoion) estão de R$650 pra lá...Portanto, gostaria de saber onde comprou os seus...Outra coisa, mesmo no fim do curso (direção e amortec) ele não pega nada nada?

    abs

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  31. alguen tem pneus e rodas 245/75-16 com mud pra vender?

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  32. alguem pode me ajudar com uma 2010 ? quero mud com rodas 16 . alguem sabe se fica bom com 245/75-16? alguem tem pra vender? tb quero fazer um lift de 2''. por favor ne mande email adenilsonmargonari@ig.com.br

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  33. Inclementei uma TR4 2007 com pneus 225/70 R17 (Rodas da 2012), ficou muito bom. O Carro é incrivel.

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    1. Nao está pegando em nada? que pneu é esse? mud, at?

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  34. Olá comprei uma 2007
    E ti com dúvida sobre BF All terrain ou wrangler

    Raspa?
    225 70 16
    235 70 16
    225 75 16

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  35. Olá comprei uma 2007
    E ti com dúvida sobre BF All terrain ou wrangler

    Raspa?
    225 70 16
    235 70 16
    225 75 16

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  36. Olá pessoal,

    Tenho uma TR4 2008 e troquei os pneus originais 225/70/16 pelo pneu KUMHO - ROAD VENTURE MT KL71 (COM AS MEDIDAS 225/75/16), porém ao esterçar o volante para ambos os lados, os pneus raspam na lataria interna da caixa de roda. Nao raspa em nenhum outro lugar e em nenhum momento, apenas quando esterço o volante para os lados.

    Queria saber qual a medida certa para os espaçadores (que evite de raspar mas que também não tenha problema com a PRF).

    Alguém pode me ajudar?

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  37. ola galera to precisando fazer a troca de pneus da minha tr4 to pensando seriamente em colocar o 235/70r16 tava olhando na net se alguem ja usou se o pneu vai raspar em algum lugar?

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  38. Bom dia
    A ideia de pneu off-road é sempre um pneu mais robusto. Isso realmente realça o carro, o deixa mais agressivo. Agora na TR4 sem mecher na altura ou na lataria, pra não ter problema é 225/70 R16. dai pra cima (235/70, 225/75) tudo raspa.
    A BF agora tem os pneus originais 225/70 R16 que apesar de não ser aquele pneuzão, dão um visual bem mais agressivo que os ATR originais.

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  39. Eu use o 215 80 r16. Ele é um centimetro mais estreito. Porem dá 30 polegadas de largura...
    Não pega em nada.
    Excelente Medida para as TR4

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  40. Galera, comprei pneus marca XRBI chineses medidas 225/65-17 para a minha TR4 2010, por 217 reais cada. Pra quem anda na cidade/estrada na maior parte do tempo como eu, super barato. Não são ruins, mas não indicados para o trecho fora de estrada. Achei em um hipermercado Muffato em Londrina, deve haver na loja virtual shopfatto.
    Abraço.

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  41. então galera, existe sim outras opçõẽs para pneus MUD para tr4, até mesmo os famosos BF's tem na medida 225/70/16, mais eu tava pesquisando, e achei os PIRELLI SCORPION MTR 225/70/16, mesma medida usada em nossas TR's, mais esse saiu na irmã maiór da TR, a L200 savana, e tem uma pegadinha nisso, não mencionar o nome L200 que encarece o produto!

    mais não é essa a minha dúvida, eu tb achei os mesmos MTR, na medida 215/80/16, que na tabela de conversão acusou 23 mm mais alto q a medida original, será q entra?????

    pois sendo mais finos, acabam não sendo tão maiores, e mesmo MUD, (70/30%) nãõ˜devem almentar muito mais o consumo.

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