Minha TR4 tem um problema quando abastecida com álcool, provavelmente derivado do sistema de alimentação Flex. Ela só injeta gasolina na partida a frio abaixo dos 20 graus Celsius, enquanto outros carros injetam logo abaixo de 25.
Isto deve ter fundamento no controle de emissão de poluentes. A partida a frio com álcool funciona muito bem acima de 24 graus (sem injeção de gasolina) e também com tempo bem frio, porque aí o injetor sempre trabalha.
O problema é quando o ambiente está numa temperatura muito próxima de 20 graus: 20, 21, 22, às vezes até 19 graus. O injetor não atua. E o carro não pega. Alguns carros a álcool pegam com dificuldade sem o injetor, mas a TR4 não pega mesmo.
Depois de umas três tentativas longas, o motorzinho acaba se dignando a injetar gasolina e o carro pega de primeira. Ou seja, nunca fiquei "na mão" por isso, mas é chato. Parece que você tem um carro esculhambado, que demora a pegar de manhã...
Eu acho que acontece o seguinte:
a) O motor mantém o ar um pouco morno dentro do sistema de alimentação;
b) O sensor de temperatura sente o ar morno e orienta o sistema a não injetar gasolina;
c) Ao dar a partida, o ar morno dá lugar ao ar frio do ambiente, que não propicia combustão do álcool;
c) Depois de duas tentativas e uma pausa, o sensor de temperatura lê o ar frio e a ECU ordena a injeção.
Perguntei na concessionária se existe alguma regulagem para tornar a injeção de gasolina atuante em temperaturas mais altas, e disseram que não, que era um "problema conhecido" e o técnico me orientou a "bombar" o acelerador -- uma técnica que só funcionava com carro carburado a álcool, o único possível benefício disso é apressar a troca pelo ar frio no coletor.
Para não me aborrecer mais, passei a colocar 10% de gasolina no álcool, e depois acabei me conformando em rodar 100% gasolina o tempo todo, porque o preço do álcool voltou a ficar absurdo e estou fazendo muitos trechos curtos ultimamente, aí a diferença de consumo entre álcool e gasolina fica ainda pior.
Chato que é justamente no inverno que o álcool fica um pouco mais barato. Do ponto de vista da saúde do motor, o álcool vai melhor no verão porque mais volume de combustível refrigera melhor o cabeçote, mas o álcool também fica muito mais caro.
Acabei não mencionando o problema nesta revisão, mas em algum momento acho que uma solução terá de ser dada. Pensei até em colocar uma chave manual para rodar o motor da injeção, como era o caso do carros a álcool dos anos 80.
Olá!
ResponderExcluirPeguei nesta semana uma TR4 usada 2012/2012 com 6.000 km rodados. Ontem estava com meio tanque de combustível (não sei qual) e resolvi completar com álcool. Hoje de manhã a viatura não pegou na primeira tentativa. Nas segunda e terceira ele ligou, mas em seguida morreu. Na quarta tentativa consegui sair com o veículo, mas a luz de indicação de problemas no motor/injeção ficou acesa. Andei cerca de 4 km, desliguei por uns 30 min e liguei novamente, funcionou normalmente, no entanto a luz permaneceu acesa.
Já viu esse problema?
Obrigado.
Ola boa tarde. Estou fazendo umas pesquisas para poder adquirir uma IO 2000. Encontrei 2 com preços entre R$ 19.900,00 e 20.500,00. a mais barata motor 2.0 manual e a outra 1.8 manual. Poderiam me dizer algo sobre essas versões da Pajerinho? Problemas, vantagens? Devo comprar ou não? Agradeço a ajuda
ResponderExcluirComprei uma TR4 4X4 AT e estou esperando a entrega ainda nessa semana.
ResponderExcluirPergunta: Os acessórios, como GPS, camara de ré com sensor, é possivel em termos de manter a garantia do veículo , colocar fora da MIT?
Se sim, vcs recomendam algum aqui por Floripa?
Sonia
oi, sabe onde consigo um atuador da trava elétrica da porta esq diant da Tr4 2004 ? na Mit esta muito caro !
ResponderExcluirBoa Tarde Srs.
ResponderExcluirBacana o blog, vou compartilhar um pouco da minha experiencia com meu veiculo .
Comprei a minha TR4 4x2 Manual Zero km em 2012 , na Osten de Santo Andre ela esta com 45 mil rodado.
Nunca fui para lama, pedra nada disso, até porque é 4x2 e não faz sentido ... uso na cidade deslocamento trabalho/casa .
Já quebraram os seguintes itens :
1 - Sensor de velocidade,
2 - "Travas" ( não sei o nome técnico) que seguram o cambio que desceu ( por isso esmagou o sensor de velocidade fica uns 20cm abaixo do cambio... )
3 - Marcador de combustível , ( já vinha apresentando problemas desde os 20 mil agora parou de vez .. )
4 - Conforme este post do blog , esse carro não anda com álcool ! mesmo o motor quente, se parar 10 minutos acontece diversas vezes de ficar pipocando ate estabilizar no álcool .
Fiz as revisões todas desde zero na concessionaria mais desisti ... vou passar para frente a "preço de banana"
Bom a primeira impressão é a que fica não é ... a Osten me disse que eu tive uma ma sorte, e a vendedora queria me empurrar uma ASX zero hahaha ... se for para apostar prefiro ir de Subaru Forester .
Abraços a todos e boa sorte !
Boa Tarde Srs.
ResponderExcluirBacana o blog, vou compartilhar um pouco da minha experiencia com meu veiculo .
Comprei a minha TR4 4x2 Manual Zero km em 2012 , na Osten de Santo Andre ela esta com 45 mil rodado.
Nunca fui para lama, pedra nada disso, até porque é 4x2 e não faz sentido ... uso na cidade deslocamento trabalho/casa .
Já quebraram os seguintes itens :
1 - Sensor de velocidade,
2 - "Travas" ( não sei o nome técnico) que seguram o cambio que desceu ( por isso esmagou o sensor de velocidade fica uns 20cm abaixo do cambio... )
3 - Marcador de combustível , ( já vinha apresentando problemas desde os 20 mil agora parou de vez .. )
4 - Conforme este post do blog , esse carro não anda com álcool ! mesmo o motor quente, se parar 10 minutos acontece diversas vezes de ficar pipocando ate estabilizar no álcool .
Fiz as revisões todas desde zero na concessionaria mais desisti ... vou passar para frente a "preço de banana"
Bom a primeira impressão é a que fica não é ... a Osten me disse que eu tive uma ma sorte, e a vendedora queria me empurrar uma ASX zero hahaha ... se for para apostar prefiro ir de Subaru Forester .
Abraços a todos e boa sorte !