quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Probleminha na partida a frio

Agora o clima já está quente, estou fazendo este post "atrasado".

Minha TR4 tem um problema quando abastecida com álcool, provavelmente derivado do sistema de alimentação Flex. Ela só injeta gasolina na partida a frio abaixo dos 20 graus Celsius, enquanto outros carros injetam logo abaixo de 25.

Isto deve ter fundamento no controle de emissão de poluentes. A partida a frio com álcool funciona muito bem acima de 24 graus (sem injeção de gasolina) e também com tempo bem frio, porque aí o injetor sempre trabalha.

O problema é quando o ambiente está numa temperatura muito próxima de 20 graus: 20, 21, 22, às vezes até 19 graus. O injetor não atua. E o carro não pega. Alguns carros a álcool pegam com dificuldade sem o injetor, mas a TR4 não pega mesmo.

Depois de umas três tentativas longas, o motorzinho acaba se dignando a injetar gasolina e o carro pega de primeira. Ou seja, nunca fiquei "na mão" por isso, mas é chato. Parece que você tem um carro esculhambado, que demora a pegar de manhã...

Eu acho que acontece o seguinte:

a) O motor mantém o ar um pouco morno dentro do sistema de alimentação;
b) O sensor de temperatura sente o ar morno e orienta o sistema a não injetar gasolina;
c) Ao dar a partida, o ar morno dá lugar ao ar frio do ambiente, que não propicia combustão do álcool;
c) Depois de duas tentativas e uma pausa, o sensor de temperatura lê o ar frio e a ECU ordena a injeção.

Perguntei na concessionária se existe alguma regulagem para tornar a injeção de gasolina atuante em temperaturas mais altas, e disseram que não, que era um "problema conhecido" e o técnico me orientou a "bombar" o acelerador -- uma técnica que só funcionava com carro carburado a álcool, o único possível benefício disso é apressar a troca pelo ar frio no coletor.

Para não me aborrecer mais, passei a colocar 10% de gasolina no álcool, e depois acabei me conformando em rodar 100% gasolina o tempo todo, porque o preço do álcool voltou a ficar absurdo e estou fazendo muitos trechos curtos ultimamente, aí a diferença de consumo entre álcool e gasolina fica ainda pior.

Chato que é justamente no inverno que o álcool fica um pouco mais barato. Do ponto de vista da saúde do motor, o álcool vai melhor no verão porque mais volume de combustível refrigera melhor o cabeçote, mas o álcool também fica muito mais caro.

Acabei não mencionando o problema nesta revisão, mas em algum momento acho que uma solução terá de ser dada. Pensei até em colocar uma chave manual para rodar o motor da injeção, como era o caso do carros a álcool dos anos 80.

6 comentários:

  1. Olá!
    Peguei nesta semana uma TR4 usada 2012/2012 com 6.000 km rodados. Ontem estava com meio tanque de combustível (não sei qual) e resolvi completar com álcool. Hoje de manhã a viatura não pegou na primeira tentativa. Nas segunda e terceira ele ligou, mas em seguida morreu. Na quarta tentativa consegui sair com o veículo, mas a luz de indicação de problemas no motor/injeção ficou acesa. Andei cerca de 4 km, desliguei por uns 30 min e liguei novamente, funcionou normalmente, no entanto a luz permaneceu acesa.
    Já viu esse problema?

    Obrigado.

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  2. Ola boa tarde. Estou fazendo umas pesquisas para poder adquirir uma IO 2000. Encontrei 2 com preços entre R$ 19.900,00 e 20.500,00. a mais barata motor 2.0 manual e a outra 1.8 manual. Poderiam me dizer algo sobre essas versões da Pajerinho? Problemas, vantagens? Devo comprar ou não? Agradeço a ajuda

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  3. Comprei uma TR4 4X4 AT e estou esperando a entrega ainda nessa semana.
    Pergunta: Os acessórios, como GPS, camara de ré com sensor, é possivel em termos de manter a garantia do veículo , colocar fora da MIT?
    Se sim, vcs recomendam algum aqui por Floripa?
    Sonia

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  4. oi, sabe onde consigo um atuador da trava elétrica da porta esq diant da Tr4 2004 ? na Mit esta muito caro !

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  5. Boa Tarde Srs.

    Bacana o blog, vou compartilhar um pouco da minha experiencia com meu veiculo .

    Comprei a minha TR4 4x2 Manual Zero km em 2012 , na Osten de Santo Andre ela esta com 45 mil rodado.

    Nunca fui para lama, pedra nada disso, até porque é 4x2 e não faz sentido ... uso na cidade deslocamento trabalho/casa .

    Já quebraram os seguintes itens :

    1 - Sensor de velocidade,
    2 - "Travas" ( não sei o nome técnico) que seguram o cambio que desceu ( por isso esmagou o sensor de velocidade fica uns 20cm abaixo do cambio... )
    3 - Marcador de combustível , ( já vinha apresentando problemas desde os 20 mil agora parou de vez .. )
    4 - Conforme este post do blog , esse carro não anda com álcool ! mesmo o motor quente, se parar 10 minutos acontece diversas vezes de ficar pipocando ate estabilizar no álcool .

    Fiz as revisões todas desde zero na concessionaria mais desisti ... vou passar para frente a "preço de banana"

    Bom a primeira impressão é a que fica não é ... a Osten me disse que eu tive uma ma sorte, e a vendedora queria me empurrar uma ASX zero hahaha ... se for para apostar prefiro ir de Subaru Forester .

    Abraços a todos e boa sorte !

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  6. Boa Tarde Srs.

    Bacana o blog, vou compartilhar um pouco da minha experiencia com meu veiculo .

    Comprei a minha TR4 4x2 Manual Zero km em 2012 , na Osten de Santo Andre ela esta com 45 mil rodado.

    Nunca fui para lama, pedra nada disso, até porque é 4x2 e não faz sentido ... uso na cidade deslocamento trabalho/casa .

    Já quebraram os seguintes itens :

    1 - Sensor de velocidade,
    2 - "Travas" ( não sei o nome técnico) que seguram o cambio que desceu ( por isso esmagou o sensor de velocidade fica uns 20cm abaixo do cambio... )
    3 - Marcador de combustível , ( já vinha apresentando problemas desde os 20 mil agora parou de vez .. )
    4 - Conforme este post do blog , esse carro não anda com álcool ! mesmo o motor quente, se parar 10 minutos acontece diversas vezes de ficar pipocando ate estabilizar no álcool .

    Fiz as revisões todas desde zero na concessionaria mais desisti ... vou passar para frente a "preço de banana"

    Bom a primeira impressão é a que fica não é ... a Osten me disse que eu tive uma ma sorte, e a vendedora queria me empurrar uma ASX zero hahaha ... se for para apostar prefiro ir de Subaru Forester .

    Abraços a todos e boa sorte !

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