Pessoalmente, possuo uma TR4 automática e não trocaria por nada. Mas reconheço que há casos de uso onde o câmbio manual vai melhor. Se você quer extrair a última gota de performance do carro (ainda que a proposta de um jipe não seja exatamente esta), vá de câmbio manual.
As desvantagens genéricas do câmbio automático são, a meu ver, as seguintes:
- Num câmbio de apenas 4 marchas (como é a maioria deles, TR4 inclusive), a distância entre primeira e segunda marchas é muito grande, o que prejudica a performance. Sensação de "lerdeza" do carro.
- O consumo de combustível é maior (uns 10%), dadas as perdas no conversor de torque, mais uso do freio e uso de RPM mais alta quando o motor é exigido (pois a caixa reduz quando se pisa a fundo).
- Não é feito para "dar pau"; quebrará ou sofrerá desgaste prematuro se for usado para tirar racha, cantar pneu, essas coisas.
- A manutenção é muito mais cara, embora só vá incomodar se o motorista "der pau".
- O motorista precisa ficar atento às situações de superaquecimento do óleo da caixa.
- Ruído do motor (RPM) não corresponde exatamente à velocidade, o que pode incomodar motoristas acostumados a dirigir "de ouvido".
Agora, as vantagens genéricas do câmbio automático:
- Conforto ao dirigir;
- Conforto e facilidade ao manobrar;
- Libera a mão para acariciar as pernas da passageira :)
- Abundante força para sair do lugar (morro acima, manobrando etc.), graças ao conversor de torque. Evita ter de acelerar e arrastar embreagem, sai quase na lenta;
- Não há uma embreagem para queimar.
Em relação ao câmbio automático oferecido na TR4 (modelo Aisin V4AW4), as desvantagens específicas são as seguintes:
- A TR4 é um carro pesado e com motor "pequeno", a performance já não é estelar, e fica pior ainda com câmbio automático. O motorista que gosta de correr definitivamente não vai ficar satisfeito.
- Câmbio é mais "burrinho" que os oferecidos em sedãs como Toyota Corolla. Por exemplo, o Corolla reduz a marcha se o motorista freia. O da TR4 só presta atenção ao acelerador.
- Não oferece diferentes modalidades (e.g. esporte, econômico, neve), coisa relativamente comum em outros câmbios de quatro marchas.
E as vantagens específicas:
- TR4 automática tem maior valor de revenda;
- Tanto o fabricante (Aisin) quanto o modelo (AW4) têm fama de grande confiabilidade;
- A caixa do câmbio automático é selada e tem menos chances de contaminação ao passar na água ou lama. (Num câmbio manual, e "proibido" trocar de marcha nestas situações pelo risco de contaminar a embreagem.)
- O óleo da caixa é refrigerado ativamente via radiador do motor, então a chance do óleo superaquecer é pequena, mesmo em uso severo.
- Na maioria das situações de off-road, a suavidade da transmissão automática é vantajosa, evita patinar "de graça", perder tração entre troca de marchas etc.
Bem, as cartas estão na mesa. Agora a decisão é sua.
Ei! Superaquecimento do óleo da caixa? Que droga é essa?
Na maioria dos câmbios automáticos, TR4 inclusive, a força do motor é transmitida hidraulicamente, ou seja, por movimento de óleo. Não há conexão direta entre motor e transmissão (quer dizer, às vezes há; veja o próximo tópico), o que elimina a necessidade da embreagem e dá "aquela" suavidade ao carro automático.
O componente que faz este trabalho é o conversor de torque. Há inúmeros artigos na Internet que explicam bem como ele funciona, então não vem ao caso repetir aqui.
O ponto é: toda transmissão de energia por meio hidráulico tem perdas. Se o motor produz 100HP, apenas 95HP são transmitidos; 5HP são perdidos.
E onde esses 5HP vão parar? No próprio óleo, em forma de calor. Note que 5HP equivalem a 3680W, é como se o óleo estivesse sendo continuamente aquecido por um chuveiro na posição "outono".
Assim, todo caixa automática decente tem meios de resfriar este óleo. No caso da TR4, ele passa por dentro do radiador do motor. A temperatura ideal do óleo é a mesma da água do motor (uns 90 graus).
Infelizmente, não é difícil ultrapassar a capacidade de resfriamento. Basta acelerar fundo e frear forte ao mesmo tempo, mantendo o carro parado. O motor vai atingir uns 2500 RPM, produzindo 40HP ou mais, que estão integralmente virando calor porque o automóvel não pode andar.
Bem, isto seria a forma propositada de superaquecer o óleo. E isso pode acontecer "sem querer"? Sim, basta uma situação em que seja preciso acelerar muito e o carro ande pouco. Off-road pesado, rebocando trailer, são situações "perigosas". Transmissões com refrigeração insuficiente podem superaquecer até subindo uma serra.
São situações onde um carro com câmbio manual queimaria a embreagem. A diferença é que trocar a embreagem sai muito mais barato que dar manutenção em câmbio automático. Uma simples troca do óleo sairá caro (custa 100 reais o litro, cabem 7 litros, e provavelmente será feita uma "lavagem" com óleo novo para não precisar abrir a caixa, substituindo-se novamente em seguida).
Na TR4, segundo o manual, o painel mostra um "N" piscando quando isto acontece. Não aconteceu comigo ainda, mas se acontecer, é bom parar, mantendo o motor ligado e o câmbio em N, para o óleo circular e esfriar. É um aviso antecipado que, se atendido, evitará danos ao óleo e à caixa.
Embreagem de travamento (lockup clutch)
Na última década, todo conversor de torque tem saído com uma embreagem de travamento. Embora seu funcionamento seja bem diferente de uma embreagem convencional, seu efeito prático é o mesmo: acoplar diretamente o motor à transmissão.
Quando isto acontece, o óleo deixa de transmitir a força, porque todas as peças do conversor de torque, inclusive o próprio óleo, estão girando à mesma velocidade.
Nesta condição, a eficiência do conversor de torque é 100% e o óleo não esquenta, o que diminui o consumo de combustível.
Para manter a suavidade da transmissão automática, a embreagem só trava em determinadas condições, e o motorista desavisado nem vai notar:
- Marchas mais longas (terceira, quarta) que têm menos força;
- Pisando pouco no acelerador;
- Não estar pisando no freio;
- Desenvolvendo velocidade razoável.
Na prática, estas condições são observadas quando estamos dirigindo em rodovia. No frigir dos ovos, a embreagem de travamento é um meio de diminuir o consumo em auto-estrada.
Esta embreagem é automática. Seu estado "normal" é desacoplado, e ela sempre desacopla antes de trocar de marcha. Assim, quando se pisa a fundo na estrada, o carro dá dois pequenos trancos, como se tivesse mudado de marcha duas vezes, mas na verdade a primeira "troca" foi a embreagem desacoplando.
O conversor de torque tem um efeito multiplicador de torque (por isso o nome), então quando o motorista pisa um pouco mais, a embreagem "larga" para deixar o conversor trabalhar, mesmo que não haja redução de marcha. Isto cria a sensação de haver uma marcha "três e meia", levando alguns motoristas a pensar que seu câmbio tem 5 marchas.
Muito caro a troca de oleo na concessionaria mit. sendo assim efetuei a troca em outro lugar devidamente renomado, porem coloquei outra marca de oleo, sendo que a mit. indica a marca castrol.
ResponderExcluirPessoal, a minha TR4 2010 AT, está com 4.700km, e apresentou vazamento de óleo na flange da CT, saida do cardã parte trazeira. Já fui duas vezes na concessionária, trocaram o retentor, mas o problema continua, vou levar a terceira vez para ver se conseguem resolver. Alguem ai já teve algo parecido?
ResponderExcluirTenho uma automática 2011, na pista ela só engata 4º acima de 140km, é normal isso!
ResponderExcluirHá como se mudar essa relação pra economizar?
Definitivamente não é normal. Pisando pouco a 4a entra a 50km/h, e o lock-up do conversor de torque (que pode ser confundido com uma troca adicional de marcha) entra pouco abaixo de 60km/h.
ResponderExcluirPra segurar a 3a até esta velocidade, só se estivesse acelerando 100% a fundo.
Amigos Preciso de ajuda. Tenho uma TR4 ano 2005/2006 com 60.00Km, a minha quarta marcha só entra acima de 140 KM/h e sua rotação (RPM) não baixa tornando impossível a condução do veículo, com isso quando tira o pé do acelerador ela retorna de imediato para terceira marcha.
ExcluirQue defeito pode ser isso? Já troquei o câmbio, já verifiquei modulo de injeção, modulo do câmbio, sensor da borboleta, conversor de torque ta ok, vela, cabo de vela, bico injetor..... scaner do mecânico não acusa nada... amigos me ajudem. Abraço e apavorado
Está com o overdrive desligado? O botão esta funcionando?
ExcluirO litro do óleo do câmbio automático em Recife sai por +/- R$ 34,00 na autorizada Taiyô.
ResponderExcluirEstou querendo comprar uma tr4 2003/2004 por 35mil, tá no preço? Reponder para o email eduardocoutinho360@hotmail.com ou eduardo coutinho no facebook. Obrigado. Aguardo resposta
ResponderExcluirEstou comprando uma 2003 por 39000,00 o preço desta esta muito bom se for completinha então..
Excluircomprei uma 2009 por 14.000 aq num leilão deichei num canto pra fzer lanternagem e descubri quando truce ela para casa de reboq q tinha sumido monte de peças da estalação to aq perdido querendo andar com carro e n sei onde posso arangar essas peças
Excluireita, mas era para desconfiar, estamos em 2017 e as 2009 que pesquisei estão entre 33.000 e 36.000 reais.
ExcluirTenho uma TR$ Aut. 2008 Flex, de uns tempos pra cá começou a apresentar um barulho, ruído aparentemente na suspensão dianteira quando passo em terreno acidentado mesmo pavimentado com se estivesse com algo solto. Então quando levei para alinhar e balancear falei com o pessoal que mexe em suspensão, logo me disseram já sabemos o que é isso, só pode ser as bieletas dianteiras, muito bem disse, pode trocar. Trocaram e o barulho persistiu, então mandei trocar as traseiras; e o ruido persistiu, então disseram é folga entre a pastilha e o disco de freio, trocaram e o barulho persistiu, HOJE DEIXEI NOVAMENTE PARA VER SE DESCOBRIMOS, MESMO PORQUE PERCEBI UMA FOLGA NA RODA TRASEIRA, VCS QUE TBEM POSSUEM, OU QUEM POSSUI AUTOMATICA PODERIA SUSPENDER O CARRO E VERIFICAR SE TAL FOLGA EXISTE?
ResponderExcluirGDE ABRAÇO E A FORMA PELA QUAL EU RESOLVER POSTO AQUI, TR4 É RAÇA FORTE E GUENTA PANCADA...
Olha tenho o mesmo problema, barulho na dianteira como descrito e folga em uma roda traseira lado motorista. Sinceramente, o barulho dianteiro desisti de procurar, pois não há vestigios de defeito após todos testes realizados. Quanto a roda traseira só me preocuparei se notar se a roda aumenta a folga, pois se for ajustada de forma errada pode danificar o rolamento.
ExcluirAs vezes esse barulho é folga no parafuso que liga o amortecedor na carcaça em cima....basta tirar a tampinha e dar um aperto.
Excluirroda traseira tem uma folga mesmo s vc notar ela dependendo de onde vc passar ela se emclina na minha e assim pensei q tinha q fazer cambagem na roda de traz depois descobri isso ela fica positivo e negativo as duas
ExcluirNa minha apreciação o câmbio automático somente traz vantagem no tocante ao conforto e, embora não seja técnico, creio que em uma TR4 o câmbio manual é mais adequado, em razão do tipo do veículo.
ResponderExcluirPessoal, minha esposa pegou uma TR4 (4x2) automática flex, 0 KM. Notei que o motor esquenta demais mesmo rodando curtas distâncias (tipo 3 km). Ficamos 1 hora e meia num restaurante e quando voltamos ao carro o capô ainda estava quente (era noite). Isto é normal?
ResponderExcluirPretendo comprar uma TR4. Desta forma, gostaria de saber o consumo real do carro. Alguém pode me informar?
ResponderExcluirMarcos
Meu amigo, se estar preocupado com consumo, não compre tr4, tenho uma 2005, consome muito, não tem estabilidade, é duro, qualquer manutenção é uma fortuna, ninguém conhece a mecanica deste carro, as peças parecem que são de ouro, o carro e pesado pra um motor 2.0 para trocar um simples filtro de combustivel vc gasta 800 reais e fica dentro do tanque de combustivel ( pode ? ) tem que trocar o óleo do câmbio a cada 40.000 km, mais 900 reais. Resumo,ninguém menciona estas coisas, parece que tem medo de falar. Quer rasgar dibheiro, compre uma e boa sorte
ResponderExcluirRealmente a manutenção da TR4 é muito cara....rolamentos da roda traseira + mão de obra R$ 800,00 (dificilmente acha-se alguma coisa no parelelo que de certo)
ResponderExcluirAs vezes esse barulho é folga no parafuso que liga o amortecedor na carcaça em cima....basta tirar a tampinha e dar um aperto.
ResponderExcluirJá tive uma tr4 durante 3 anos e só tive problemas com burrinho da embreagem, paga- se caro em algumas peças sim mais e notável como este carro dura.Procure um destruída que se nao foi batida vc nao encontra.to querendo comprar outra novamente que nao gosto de carro de passeio.Minha única duvida esta em ser automática que esta ganhando já que faz parte da tendência do mercado
ResponderExcluirPorque o modelo 2013 cambio manual só tem 4x2 ? Qual a diferença entre o 4x 4 dos anos anteriores para o modelo atual 4x2?
ResponderExcluirEu tenho uma 4x4 automática 2013 e tô satisfeito. Todo mundo sabe que ela é pesada, bebe mais do que um pingunço, mas Ni guem abre mão. Outra coisa: o carro é para quem tem dinheiro sobrando. Se nao tem, compra um Uno.
ResponderExcluirAmigos Preciso de ajuda. Tenho uma TR4 ano 2005/2006 com 60.00Km, a minha quarta marcha só entra acima de 140 KM/h e sua rotação (RPM) não baixa tornando impossível a condução do veículo, com isso quando tira o pé do acelerador ela retorna de imediato para terceira marcha.
ResponderExcluirQue defeito pode ser isso? Já troquei o câmbio, já verifiquei modulo de injeção, modulo do câmbio, sensor da borboleta, conversor de torque ta ok, vela, cabo de vela, bico injetor..... scaner do mecânico não acusa nada... amigos me ajudem. Abraço e apavorado
Prezado Luiz, na versão automática do TR4, na alavanca de câmbio, há um botão pequeno, logo abaixo do grande botão. Este botão deve estar pressionado para ativar a função overdrive (sobremarcha), que permite a troca para a 4ª marcha e atingir velocidades mais altas. Sem apertá-lo, o carro permanece em 3ª marcha.
ResponderExcluirTenho uma 2004 e a luz do N tá piscando direto , ligo o carro coloco no D e ela começa, pode ser mesmo só o sensor ou tô ferrado?
ResponderExcluirTenho uma 2004 e também está piscando a luz de N o que devo fazer?
ResponderExcluirPassei 5 dias com uma TR4 e achei o câmbio muito lerdo principalmente Pras saidas. Desisti, comprei uma Triton At (4 marchas) e mesmo o câmbio não sendo tão bom quanto o Corolla da esposa, estou satisfeito. Pra mim, Tr4 só manual!
ResponderExcluirDetalhe: a TR4 que experimentei era AT. As
ExcluirManuais já conhecia bem e julgo excelentes. Obg
Já tentou trocar os cabos de vela?
ExcluirA minha tbm estava com esse problema. Troquei os cabos de vela e ficou boa.
Alguém me ajude!
ResponderExcluirTenho um TR4 Automatica 2006 modelo 2007!
Ela fica tremendo muito quando estou parado e com o carro ligado e com o cabio na letra (D) ou na letra (R) quando fica no (N) ou no (P) fica normal.
Uns diz que e o óleo da transmissão. ..
Outros dizem que é os cochin (base da cacha de transmissão) alguém me tira essa dúvida por favor!
possuo, uma pajero tr4 ano 2013 2013, automatica, 4x2. quando retirado da marcha P ou N para a marcha D ou Ré, esta dando um tranco, tipo um soco, movimenta todo o carro, super desagradevel, comprei ela nova, isso n acontecia. proucurando a concessionaria, me disseram que e normal esse acontecimento, gostaria de saber de vcs, alguem pode me ajudar ?
ResponderExcluirSim é normal, possuo uma 2005 AT e faz a mesma coisa, dizem que tem a ver com o curso da suspensão e pela maciez das molas.
ResponderExcluirDá pra trocar o cambio manual por automático?
ResponderExcluirTenho uma Pajero TR4 (2005-2006), câmbio automático. Entrou água no câmbio dela e foi feito todo procedimento de troca de óleo. Logo depois desse procedimento,com óleo novo, surgiu um "estalo" quando passa a marcha ré. Como resolver esse problema?
ResponderExcluirParece que os problemas relatados aqui são apenas das automáticas?
ResponderExcluir"O consumo de combustível é maior (uns 10%), dadas as perdas no conversor de torque, mais uso do freio e uso de RPM mais alta quando o motor é exigido (pois a caixa reduz quando se pisa a fundo)".
ResponderExcluirPois pensava que as automáticas consumiam menos.
tenho uma tr4 2003!2004. Apresenta uma falta de forca na saida com ar ligado. Qdo tiro o ar ela normaliza, Noto o consumo mais alto que o normal e em alguns momentos o motor ja morreu na saida. O que poderia ser? Respostas para egbertofilho@hotmail.com . Obg pela atencao!
ResponderExcluirA minha tr4 automática está saindo de segunda não sai de primeira oque pode ser, e quanto custa pra trocar o cambio
ResponderExcluirTr4 automática 2006
ExcluirTo comprando uma tr4 2012 automatico.com 60mil rodada.
ResponderExcluirMas moro num lugar de terra e quando chove fica foda.sera q automatico sera uma boa opisao?no momento tenho um vitara cambio normal no barro nao tem pra ela è otima.mas o ano dla e 97 caro dmais a manutençao tambem